o Parque

O Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) foi criado pelo Decreto nº 91.655, de 17 de setembro de 1985, abrangendo 152 mil hectares de terras dos municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras, no centro do estado da Bahia.
O Parque protege uma parte da Chapada Diamantina, que é uma denominação regional para a Serra do Sincorá, que, por sua vez, é um prolongamento baiano da Cadeia do Espinhaço, conhecida pela grande diversidade biológica e complexidade de ecossistemas.
A Chapada Diamantina pode ser entendida como um mosaico ecológico formado por campos rupestres, cerrados, caatingas, matas ciliares, mata atlântica e pelas ‘fronteiras’ entre cada um desses ambientes, nas quais novas e singulares conformações ecológicas se apresentam.
A flora da Chapada, muito diversa, destaca-se pelas espécies de campos rupestres e de campos gerais, como orquídeas (Orchidaceae), bromélias (Bromeliaceae), sempre-vivas (Eriocaulaceae) e canelas-de-ema (Velloziaceae). A fauna, por sua vez, destaca-se pela presença de espécies de grandes felinos (onça-pintada e suçuarana); de serpentes constritoras (jibóia, sucuri); de roedores de médio e grande porte (capivara, preás e mocós); da grande riqueza de aves (destaque para o gavião-pé-de-serra, o urubu-rei e o endêmico e emblemático beija-flor-gravatinha-vermelha); veados; peixes variados (chamando a atenção dos cientistas as espécies cavernícolas, como o bagre-cego-albino); cutias; coatis; cachorros-do-mato e antas.
Além da sua importância para a conservação da biodiversidade da região, o PNCD é, em grande parte, responsável pela manutenção da quantidade e qualidade das águas do alto curso do rio Paraguaçu, principal rio baiano, de cujas águas dependem milhões de baianos, inclusive cerca de 60% da população metropolitana da capital, Salvador.
A Chapada Diamantina é um dos principais destinos ecoturísticos do país, tendo, também, grande repercussão no turismo internacional. Parte desse poder de atração da região é devido à sua privilegiada geomorfologia, repleta de cânions, montanhas, cachoeiras, cavernas e as chapadas, propriamente ditas.
No próprio Parque, por exemplo, ocorrem regiões com 480m de altitude que contrastam com picos de mais de 1700m, além da segunda mais alta queda d’água do país.
O PNCD pode ser considerado um ícone das unidades de conservação do país, pois sua criação do resultou da mobilização, no início da década de 1980, de ambientalistas e da sociedade dos municípios do entorno, conscientes da importância de preservar seu patrimônio natural e suas belezas cênicas.
A Sede Administrativa do PNCD fica na cidade de Palmeiras, que está à 470km de Salvador.