Visitação

Vale do Pati
Possuidora de excepcionais cenários com cachoeiras, cânions, cavernas e montanhas, a Chapada Diamantina é considerada, hoje, como um dos principais pólos de turismo de natureza do país.
Parte significativa da visitação que ocorre na Chapada se dá no interior do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Confira nos mapas da região se os atrativos que você pretende visitar estão dentro do Parque.


   O Parque Nacional pode ser acessado por mais de 30 trilhas dispersas nos municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras. A infra-estrutura do Parque restringe-se à sua sede administrativa na cidade de Palmeiras. No Parque não há portarias, sanitários ou estruturas de apoio a visitação, não sendo necessário o pagamento de ingresso para realizar a visitação. No início da trilha da Cachoeira da Fumaça existe a sede da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão, ACV-VC, entidade que realiza de forma voluntária o monitoramento da visitação e conservação deste atrativo e aceita contribuições para manter suas atividades.



Morro Branco
Para conhecer as trilhas e atrativos do Parque Nacional o ICMBio recomenda a contratação de um condutor de visitantes, principalmente nas atividades que tenham duração maior que um dia.  

     Durante a estadia é importante praticar um excursionismo de mínimo impacto para evitar danos aos ambientes naturais. 

  Confira se você já incorpora no seu cotidiano as seguintes orientações:

Seja cortês com os moradores que residem na região.                                              Trate os moradores da região com gentileza, cortesia e respeito. Mantenha as porteiras do modo que encontrou e não entrem em casas e galpões sem pedir permissão;           

Realize o pernoite ou acampamento apenas junto às casas dos moradores que residem no Parque.

Atualmente não existem estruturas para realização de camping no Parque. A instalação de barracas em áreas inadequadas acarreta danos à vegetação e contaminação dos corpos hídricos.

Não utilize fogueiras. 
Fogueiras prejudicam o solo e representam grande risco de incêndios florestais – mesmo que você tenha grande experiência com isso. Prepare-se para acampar levando fogareiro.



Como "Ir ao banheiro" em ambientes naturais.

É recomendável levar uma Fossa Seca Ambulante de PVC. Saiba mais em: http://goo.gl/gDiz20. Caso não tenha uma leve uma pequena pá para cavar um buraco com 15 cm de profundidade, a pelo menos 60 metros de qualquer fonte de água, trilhas ou locais de acampamento, preferencialmente em locais onde não seja necessário remover a vegetação. Em hipótese alguma coloque fogo no papel higiênico, procure enterrá-lo juntamente com as fezes.



Deixe seu animal doméstico em casa ou em local apropriado. 

Os ambientes naturais do Parque Nacional são o lar de animais silvestres que podem representar perigo direto aos animais domésticos ou transmitir doenças para os mesmos. De forma inversa os animais domésticos podem ser portadores de vírus ou bactérias que não estão presentes no ambiente natural e podem ser danosos para os animais silvestres. 


Traga seu lixo de volta
Aprenda a diminuir a quantidade de lixo, deixando em casa embalagens desnecessárias. Embalagens vazias pesam pouco e ocupam um espaço mínimo em sua mochila. Se você pode levar uma embalagem cheia, pode trazê-la vazia na volta. Jamais queime qualquer tipo de lixo! Enterrar também não é boa idéia: os organismos do solo não devem conviver com o seu lixo e alguns animais podem cavar e espalhá-lo.

         Continua com dúvidas sobre a visitação no Parque Nacional da Chapada Diamantina? Envie uma mensagem para o e-mail parnadiamantina@gmail.com ou ligue no número (75) 3332-2310.