Parque Nacional Chapada Diamantina realiza estudos científicos na região do Vale do Pati e Guiné.
Entre os dias 10 a 13 de abril de 2012 pesquisadores atuando pelo Parque Nacional Chapada Diamantina realizaram expedições científicas ao Vale do Pati e Guiné, colhendo informações para dois projetos de pesquisa.
Um dos projetos diz respeito às plantas mais comumente utilizadas pela comunidade do Pati. Os resultados deste trabalho servirão para complementar o projeto do PNCD intitulado “Boa Convivência com os Moradores Tradicionais do Vale do Pati”. É por meio deste Projeto que o PNCD iniciou a elaboração dos Termos de Compromisso com a população do Pati. Com informações mais detalhadas sobre a utilização de algumas espécies vegetais, os Termos de Compromisso abordarão aspectos técnicos que garantam maior segurança tanto aos moradores, quanto à biodiversidade do Parque.
O outro projeto de pesquisa aborda o levantamento da distribuição e estrutura de três espécies de plantas endêmicas da Chapada Diamantina, ameaçadas de extinção: i) a bromélia Ortophytum amoenum; ii) a orquídea Cattleya sincorana; e iii) uma erva rasteira com o nome científico Sauvagesia nítida.
Com estes levantamentos científicos, o PNCD terá um melhor panorama das ações necessárias para a conservação destas espécies.
Nestas primeiras expedições, a equipe de pesquisadores do PNCD contou com o analista ambiental do PNCD Cezar Neubert Gonçalves; o antropólogo consultor do PNCD Tiago Bucci, que trabalha na elaboração dos termos de compromisso com o Pati; e os biólogos Adonai Zanoni, Isa Milena, Luana Kelly e Victor Flavius.
Fotos: Cattleya sincorana, por Isa Milena; Vale do Pati, Tiago Bucci
Olá, já mandei mais de um e-mail para o contato do Parque Nacional Chapada Diamantina pedindo informações sobre possibilidades de inserção de novos biólogos em projetos como este do Vale do Pati. Por respeito, retornem.
ResponderExcluir