quinta-feira, fevereiro 28, 2013

PNCD contrata, emergencialmente, 14 brigadistas




Devido à prolongada estiagem, que já contabiliza 18 meses, pela qual passa a região (gráfico 1), o Parque Nacional Chapada Diamantina (PNCD) contratou, emergencialmente, no inicio de fevereiro de 2013, 14 brigadistas de combate a incêndios florestais para atuarem por três meses.

A região do PNCD enfrenta a maior seca dos últimos 30 anos e, segundo especialistas, ela deve persistir até meados do ano de 2014.

Com a rigorosa seca, o risco de incêndios florestais é alto, conforme demonstra mapa do INPE (veja figura abaixo).

A maior parte dos incêndios florestais no PNCD é causada por atividades humanas e é justamente nesse período de estiagem que o fogo se propaga com mais violência e voracidade, causando desastrosos incêndios.

Portanto, nesse período critico, é preciso maior atenção nas interações do homem com a natureza, evitando, por exemplo, fazer fogueira, fogo em roça ou em pastos. 
 

Grafico 1



Um comentário:

  1. gostaria de obter mais imformações há respeito do assunto de parque Nacional da chapada diamantina!pois sou morador de um dos distritos ou redor do dito parque!!não vejo esses orgons federal que gerência o dito parque !parque sem guarda parque parque sem fiscalização nenhuma atrativos naturais em total degradação humana feito e praticados por pessoas totalmente desenformadas sobre oque inpactante ou não inpactante parque só de boca!pessoas vivem e ganhãm dinheiro com esse turismo me desculpem rota do coco e circuto do desgastante!!parque escancarado e pulitica do fogo contrata extra !extra!!não queremos saber de fogo queremos alta prenvenção controle da área nomeada parque Nacional da chapada diamantina!!controle entradas saídas monitoradas por guardas parque muito bem preparados e pessoas locais de cada região com formação e gosto de proteger seus atrativos naturais!!desculpas novamente se exagerei mais estamos trazados de mais vários outros parques exemplo,chapada dos viadeiros sei que menor só que la fuciona e aqui porque bahia não fuciona guaritas de entradas e saídas controle monitoramentos em todos atrativos com visitações turísticas!!só citei um dos que no meu ponto de vista fuciona!!gostaria aceite minhas criticas construtivas !!e não me leve há mal estou revindicando meus direitos de cidadão residente da localidade!!ok

    ResponderExcluir

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.