quarta-feira, fevereiro 06, 2013

PNCD realiza sensibilização ambiental durante o Carnaval 2013



Sensibilização ambiental, durante a semana santa 2012


O Parque Nacional da Chapada Diamantina promove sensibilização ambiental em locais de grande fluxo de visitação durante o Carnaval de 2013.

Há dois anos, desde o Carnaval de 2011, o PNCD realiza, durante feriados e dias de maior visitação na região, essa ação de sensibilização ambiental que conta com apoio de diversos voluntariados.

Nessa operação do Carnaval de 2013, o PNCD contará com apoio de estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB, de Vitória da Conquista) e de alunos de dois colégios técnicos da Chapada Diamantina: CEEP (de Seabra) e CETEP-CD (Wagner).

O trabalho será realizado em três atrativos turísticos do Parque Nacional, Águas Claras, Fumaça por Cima e em entradas para o Vale do Pati.

Em operações realizadas anteriormente, os voluntários disseram que os turistas foram muito receptivos e atenciosos; e que a maioria desconhecia muitas das recomendações de conduta consciente e de mínimo impacto indicadas pelo Parque.

Durante esses trabalhos, entre outras coisas, recomenda-se aos visitantes que:



Não façam fogueiras: Fogueiras prejudicam o solo, dificultam a ciclagem de natural de nutrientes essencial à manutenção da biodiversidade do Parque e representam grandes riscos de incêndios florestais; para cozinhar utilize fogareiros próprios para acampamentos.



Deixe cada coisa em seu lugar: não construa estrutura, não quebre ou corte galhos de árvores.



Cuide dos locais onde passar: Mantenha-se na trilha, não utilize atalhos; os acampamentos permitidos atualmente são aqueles nas propriedades de moradores tradicionais do Vale do Pati.



Você é responsável por sua segurança: Se você não conhece as técnicas básicas de segurança, navegação e primeiros socorros; procure um guia ou um condutor que conheça; leve sempre os itens essenciais: lanterna, agasalho, capa de chuva, chapéu, alimento, água, entre outros.



Respeite os animais e as plantas: Observe os animais à distância, a proximidade pode ser interpretada com uma ameaça por eles; não retire flores ou qualquer parte de plantas.



Traga seu lixo de volta: Traga TODO o seu lixo de volta e jamais queime qualquer tipo de lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.