terça-feira, junho 18, 2013

1º encontro de Jovens do Projeto Verde Perto na comunidade do Guiné, município de Mucugê.




 

Entre os dias 12, 13 e 14 de junho de 2013 foi realizado o 1º encontro de Jovens do Projeto Verde Perto na comunidade do Guiné, município de Mucugê.

O Projeto Verde Perto na Chapada Diamantina é uma iniciativa do ICMBio de trabalhar com jovens, na faixa etária entre 14 e 21 anos, que residem no entorno do Parque Nacional.

Sua primeira versão esta sendo realizada na comunidade do Guiné, em Mucugê, e na comunidade de Pau Ferrado, em Ibicoara. Nesse primeiro encontro participaram cerca de 45 pessoas, que teve como tema: “O Contexto da questão ambiental  contemporânea no mundo e no Brasil e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação”.

O encontro ocorreu no clube social do Guiné, com atividades nos períodos da tarde e noite, durante três dias. Dentre as atividades realizadas ocorreram palestras, debates, discussão de vídeos e textos, saída de campo, dinâmicas e momentos lúdicos culturais, além de oficina de desenho.

O Projeto Verde Perto na Chapada Diamantina prevê outros dez encontros, sendo que cada encontro tem um tema básico de discussões e atividades, acompanhado de diferentes oficinas de arte/educação. Todos os temas e oficinas de arte/educação escolhidas foram previamente definidos em fevereiro de 2013 por meio de uma série de reuniões com os jovens do Guiné e do Pau Ferrado.

O projeto visa estimular o protagonismo juvenil na gestão do patrimônio natural da Chapada Diamantina, e a própria participação desses jovens na escolha dos temas e atividades no inicio do projeto já faz parte do estimulo ao protagonismo.

Em julho o mesmo tema do encontro do Guiné será trabalhado na comunidade do Pau Ferrado, e em agosto o segundo encontro de jovens ocorre nas duas comunidades com foco na “História do Parque Nacional da Chapada Diamantina”; por meio de mesas redondas, debates, saída de campo, e demais momentos teóricos, além de oficina de teatro.

Os encontros terão sempre duração de três dias, com atividade ocorrendo em dois turnos por dia. Os encontros são realizados com mescla de linguagens teóricas, artísticas e conhecimento tradicional. Essas atividades aconteceram com intervalos de aproximadamente dois meses.

Inicialmente as comunidades foco do projeto são apenas o Guiné e o Pau Ferrado.  As secretarias de educação de Mucugê e Ibicoara, além da secretaria de meio ambiente de Ibicoara são parceiras dessa ação e tem dado apoio a equipe gestora do Parque na realização das atividades.

O Projeto Verde Perto como estimulo ao protagonismo juvenil faz parte de uma iniciativa da Coordenação de Educação Ambiental (COEDU) do ICMBio de qualificar jovens para assumirem seu papel na gestão participativa das Unidades de Conservação Federais.  
A iniciativa acontece na UC Reserva Extrativista (Resex) do Baixo Juruá/AM, Resex do Médio Juruá/AM, Resex do Rio Jutaí/AM, Resex do Rio Unini/AM, Floresta Nacional (Flona) de Tefé/AM, Parque Nacional (Parna) do Jaú/AM, além do Parna da Chapada Diamantina/BA e tem previsão de se iniciar na Resex Marinha de Soure/PA ainda esse ano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.