quinta-feira, setembro 25, 2014

Parque Nacional da Chapada Diamantina completa 29 anos e intensifica ações na Cachoeira da Fumaça


         No último dia 17 o Parque Nacional da Chapada Diamantina completou 29 anos de atividades. Neste mês de aniversário do Parque o ICMBio concentra seus esforços em um de seus atrativos mais conhecidos, a cachoeira da Fumaça. A cachoeira da Fumaça, segunda maior do Brasil com seus 340m de altura, recebe em média 15 mil visitantes por ano e conta com o monitoramento voluntário da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC).  
Cachoeira da Fumaça (Foto: Calil Neto)

          A trilha da Cachoeira da Fumaça por cima, que se inicia na vila do Capão, município de Palmeiras, e segue até o topo da cachoeira, é o principal caminho utilizado para se conhecer este atrativo. A trilha já existia muito antes da criação do Parque, tendo sido aberta como via de acesso aos garimpos na região de serra e posteriormente utilizada por criadores de gado. Como a trilha não foi planejada com o devido cuidado para evitar erosões e propiciar segurança para os caminhantes, hoje vemos um caminho com acessibilidade reduzida e bastante degradação.   Uma das prioridades da equipe gestora é tornar estra trilha mais sustentável em termos ambientais e propiciar uma  melhor experiência ao visitante. Neste mês de setembro a equipe apresentou ao Grupo de Trabalho de Visitação do Conselho Consultivo a primeira proposta de placas interpretativas para a trilha, elaborada pela empresa Flora Comunicação de Lençóis. Nesta semana técnicos do Serviço Florestal dos Estados Unidos da América estão em Palmeiras para prestar apoio às ações de recuperação desta trilha e também realizar um mini-curso sobre manejo de trilhas para os parceiros do Parque Nacional.

     A criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina resultou da mobilização, no início da década de 1980, de ambientalistas e da sociedade da região, conscientes da importância de preservar seu patrimônio natural e suas belezas cênicas.O Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) foi criado pelo Decreto nº 91.655, de 17 de setembro de 1985, abrangendo 152 mil hectares de terras dos municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras, no centro do estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.