quarta-feira, dezembro 17, 2014

ICMBio inicia manutenção em trecho da Travessia do Pati.

   O trecho de trilha conhecido como rampa da Ruinha, integrante da Travessia do Pati, começou a receber manutenção do ICMBio neste mês de dezembro. A rampa da Ruinha consiste de uma descida de 500 m com alta declividade localizada no trajeto que liga o distrito do Guiné ao Vale do Pati. A porção superior da trilha está sobre rocha exposta na forma de degraus irregulares e pedras soltas; a porção inferior está sobre uma camada de solo que fica muito escorregadia quando chove.

   As atividades iniciais na trilha estão ocorrendo na sua porção superior com o reposicionamento e estabilização de pedras. Posteriormente a parte inferior também receberá intervenções.

   Em função do risco de deslizamentos a trilha será interditada no momento em que a equipe de campo estiver trabalhando. Um funcionário irá orientar os visitantes sobre a manutenção e o desvio do trecho, que ocorrerá pela trilha do arrodeio.

   As atividades de manejo realizadas nas trilhas do Parque Nacional consistem em intervenções para corrigir erosões, pedras soltas e áreas escorregadias bem como propiciar maior segurança ao visitante. As técnicas utilizadas são de baixo impacto e não descaracterizam a paisagem natural.
        

Acima: Imagem de satélite indicando a localização da rampa da Ruinha, Travessia do Pati; a linha clara representa o traçado da trilha.
Abaixo: Manejo de trecho na parte superior da rampa da Ruinha. Inicialmente o trecho apresentava erosão e pedras soltas. Após a manutenção estes problemas foram sanados com  as pedras reposicionadas de forma mais estável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.