quarta-feira, janeiro 28, 2015

Brigadas da Chapada Diamantina extinguem incêndio de Mucugê

Sentido horário: incêndio nas proximidades do rio Preto; combate noturno;
piscinas utilizadas para o transporte de água com aeronaves; brigadistas.
Fotos: Augusto Franch, Denilson Barbosa e Edmar Carvalho

    Após 6 dias de combate o incêndio próximo a cidade de Mucugê foi extinto no último sábado, dia 24. O incêndio se iniciou no dia 18 nas proximidades do Rio Paraguaçu, a 5 km da cidade de Mucugê, e se alastrou para o norte, chegando até a estrada que leva ao distrito de Guiné e a margem do Rio Preto.
    O combate foi realizado pela brigada do ICMBio em conjunto com brigadistas de  Mucugê (Marchas e Combate e ACVM), Barra da Estiva (BVCIF), Assentamento Rosely Nunes, Andaraí (CIFFA), Palmeiras (Carcará) e das comunidades de Barra, Tejuco, Barriguda e Guiné.  Duas aeronaves Airtractor do ICMBio também foram deslocadas até a região para jogar água nas frentes de incêndio. Prestaram apoio logístico ao combate o IBAMA, a prefeitura de Mucugê, a fazenda Igarashi, a fazenda Bagisa e a Conservação Internacional. 
    A área queimada foi estimada em cerca de 2700 ha, sendo este o maior incêndio ocorrido no Parque desde outubro de 2012. Segundo Cezar Gonçalves, chefe interino do Parque, a quantidade de chuvas neste período está muito abaixo da média histórica. Com a seca na região chegando ao terceiro ano consecutivo os meses de janeiro a março, que costumavam ser chuvosos e com poucos incêndios, vem se tornando mais críticos. Nestas condições pequenas queimadas ou fogueiras podem se transformar em incêndios de grandes proporções. Para atravessar este período o ICMBio realizou  nesta semana a contratação adicional de 14 brigadistas por 3 meses.
   A equipe gestora do Parque Nacional agradece todo o apoio e contribuição dos parceiros envolvidos no incêndio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.