quinta-feira, fevereiro 19, 2015

Parque Nacional da Chapada Diamantina realiza campanha de sensibilização no carnaval

  Sentido anti-horário: faixa colocada nas proximidades da ACV-VC, visitantes caminhando na trilha da Cachoeira da Fumaça, monitor da ACV- VC orientando visitantes; brigadistas e aluna do IFBA-Seabra no mirante da Cachoeira da Fumaça.
      A campanha teve como objetivo levar informações aos visitantes do Parque que estiveram nos atrativos localizados no município de Palmeiras no período de 12 a 18 de fevereiro. Os principais temas abordados foram os limites do Parque, riscos de incêndios, a restrição de entrada de animais domésticos e os impactos da visitação na Cachoeira da Fumaça.

      Foram distribuídos informativos n...as agências e pousadas do Capão, distrito de Palmeiras, e na cidade de Lençóis. Equipes compostas por alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do IFBA-SEABRA (Instituto Federal da Bahia - Câmpus Seabra) e funcionários do ICMBio orientaram os visitantes que estiveram em Águas Claras, na Cachoeira da Fumaça e na trilha que segue para a Cachoeira da Purificação e Pati.

     Nas trilhas que saem do distrito do Capão para Águas Claras e para a Cachoeira da Fumaça foram instaladas placas contendo orientações e normas de condutas a serem seguidas dentro do Parque.

     Na trilha da Cachoeira da Fumaça, que é monitorada voluntariamente pela ACV-VC (Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão), foi instalado um painel contendo o número de visitantes do dia para chamar a atenção sobre os impactos da visitação. A trilha chegou a receber 517 visitantes no dia 15 e 522 visitantes no dia 16. Estes números estão bem acima da quantidade de 120 visitantes, considerada a ideal para as condições atuais da trilha.

     No decorrer da campanha foram abordadas diretamente cerca de 3 mil pessoas dentro e nas proximidades do Parque Nacional. Nenhuma ocorrência de infração ambiental foi registrada nos locais monitorados.

     A atividade contou com o apoio imprescindível da ACV-VC, IFBA-Seabra, Prefeitura de Lençóis e Flora Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.