segunda-feira, março 16, 2015

O IV MUNA está chegando! Confira a programação!

Sentido horário: Iêda Marques, fotográfa e idealizadora do evento;
 Ester Brandão,bonequeira; Grupo Mundarejo; Participantes do I MUNA
      Conhecida pela beleza, sócio diversidade e riquezas naturais, a Chapada Diamantina é uma região com um alto índice de analfabetismo e violência contra a mulher. A totalidade da sua área está inserida no polígono da seca. No entanto o rio Paraguaçu destaca-se como um oásis na região semi-árida, sendo o rio que abastece 40 cidades no Recôncavo Baiano, parte de Salvador e Feira de Santana.

         O MUNA - Mulheres em Movimento pela Natureza nasceu em 2007, com o objetivo de discutir políticas públicas referentes à mulher, às águas, à bacia do rio Paraguaçu, às unidades de conservação e à identidade social e cultural da Chapada Diamantina. O MUNA é uma continuidade do movimento socioambiental da Chapada Diamantina, iniciado na década de 80, com as discussões para a criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina em 1985 e com o “SOS Chapada”. O movimento foi retomado nos anos 1990, com as Comissões de Meio Ambiente, os Fóruns Socioambientais, os Encontros de Cultura Popular e o Barbado. Em 2003 a Rede Socioambiental da Chapada Diamantina reuniu associações de toda a região. A criação do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Chapada Diamantina, em 2001, representou o estabelecimento de um fórum permanente para as discussões socioambientais.
        
            A proposta do Mulheres em Movimento pela Natureza é que os encontros sejam itinerantes e que aconteçam sempre dentro de uma unidade de conservação.  Como as mulheres são responsáveis pelo trabalho doméstico, por um trabalho profissional, pelos cuidados com a família e pela educação dos filhos, acreditamos que elas são fundamentais na conservação ambiental e na construção da paz no planeta.

           O IV MUNA ocorrerá no próximo dia 22 de março abrindo o Ciclo de Celebrações de 30 anos do Parque Nacional da Chapada Diamantina. O evento irá ocorrer no interior do Parque, no local conhecido como Poném, cujo acesso se dá pela BR-242 (Veja como chegar).

            Confira a programação:

9h-10h: RECEPÇÃO DOS PARTICIPANTES E CAFÉ DA MANHÃ

10-12h00: MOVIMENTO SOCIOAMBIENTAL NA CHAPADA DIAMANTINA: RESGATE DE UMA HISTÓRIA

12h-13h30: ALMOÇO

13h30-15h30: O PRESENTE E O FUTURO DO MOVIMENTO SOCIOAMBIENTAL: RODA DE CONVERSA 

15h30-16h: ENCERRAMENTO: COMUNHÃO COM AS ÁGUAS DA BACIA DO PARAGUAÇU

16h-17h: APRESENTAÇÃO DO GRUPO MUNDAREJO

         AO LONGO DO DIA SERÁ EXIBIDA NO LOCAL A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA "LUZ DO INTERIOR" DE IÊDA MARQUES E INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS DA BONEQUEIRA ESTER BRANDÃO.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.