segunda-feira, outubro 19, 2015

Realizada Oficina Participativa para Parceria entre o Parque Nacional e a ACV-I

Sentido horário: Alex Lukas, presidente da ACV-I; atividade
lúdica na oficina; almoço na Pousada Comunitária do Baixão; 

Ivanildo "Gurino", condutor de visitantes do Baixão.
     No dia 16 de outubro ocorreu no assentamento do Baixão, município de Itaetê, a primeira oficina participativa com o fim de firmar uma parceria entre a ACV-I (Associação de Condutores de Visitantes de Itaetê) e o Parque Nacional da Chapada Diamantina.
    Estiveram presentes no evento a equipe do Parque Nacional da Chapada Diamantina, condutores de visitantes das comunidades Rosely Nunes, Colônia, Europa e Baixão, todas do município de Itaetê, e também representantes do PrevFogo/IBAMA.  A oficina ocorreu ao longo do dia no galpão da Associação de Produtores e Produtoras do Assentamento Baixão - APPAB com o almoço preparado e servido na Pousada Comunitária do Baixão.
     A programação do evento contou com atividades lúdicas para promover a integração do grupo, a elaboração de uma "linha do tempo" da história entre a ACV-I e o Parque Nacional e a exposição dialogada do Plano de Manejo desta Unidade de Conservação. Estão previstas mais três oficinas na região para construção do termo de parceria entre as instituições.
    O município de Itaetê abriga diversas cachoeiras como a Invernada, Encantada, Bom Jardim, Herculano e Roncador, que podem ser acessadas através das diversas comunidades da região. Além dos atrativos naturais é possível conhecer o cotidiano rural do município ao se hospedar na casa dos moradores ou na Pousada Comunitária do Baixão.
    O projeto "Construção de uma parceria entre o Parque Nacional da Chapada Diamantina e a Associação de Condutores de Visitantes de Itaetê" é fruto do V Ciclo de Gestão Participativa, capacitação realizada pelo ICMBio para servidores públicos e comunitários.

Um comentário:

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.