segunda-feira, julho 18, 2016

CONPARNA-CD discute atuação na prevenção de incêndios na região do Parque Nacional

No sentido horário: Soraya Martins, chefe do PNCD; Paulo Sérgio Menezes, conselheiro da Defesa Civil; trabalho de grupo para definição de plano de ação do CONPARNA-CD; discussão sobre modelo de propagação dos incêndios florestais.
          No último dia 15 de julho ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibicoara a  55a reunião ordinária do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Chapada Diamantina (CONPARNA-CD).

          Nas últimas duas reuniões do CONPARNA-CD os conselheiros levantaram uma série de temas para serem discutidos no período de 2016-2018. O tema elencado como de maior prioridade foi a prevenção de incêndios, assunto que foi o foco principal das discussões do último dia 15.

          Inicialmente a equipe do Parna Chapada Diamantina apresentou suas ações de planejamento e recursos disponíveis para a próxima temporada de incêndios. A seguir o conselho, aproveitando a presença de representantes de brigadas voluntárias, bombeiros, defesa civil e diversas entidades que de alguma forma estiveram envolvidas nas ações de combate a incêndio, realizou uma avaliação sobre a última temporada de incêndios.

           Na sequência foram levantadas diversas ações de prevenção a serem implantadas antes da próxima temporada, como por exemplo a produção de vinhetas para rádios e cartilhas informativas, o treinamento conjunto das instituições que atuam diretamente no combate a incêndios e aquisição de equipamentos. Os conselheiros que se voluntariaram para apoiar algumas das ações iniciaram na reunião sua articulação e planejamento.  A próxima reunião do CONPARNA-CD será realizada no dia 25 de agosto em Andaraí e dará seguimento a este plano de trabalho.

            O CONPARNA-CD possui 15 anos de atuação e acaba de ter sua composição renovada. Constitui-se numa instância de participação na gestão do Parque Nacional da Chapada Diamantina, tendo representações de comunidades, associações, brigadas de incêndio, universidades, prefeituras e outros órgãos públicos. Realiza quatro reuniões por ano em caráter itinerante. Suas reuniões são abertas ao público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.