sexta-feira, março 15, 2019

Visitação cresce 33% nos atrativos do PNCD no Vale do Capão

Os dados foram levantados no feriado de carnaval durante o maior monitoramento da visitação já realizada na unidade de conservação, ação que priorizou a conscientização ambiental para visitantes e voluntários   

Voluntário apresenta regras do Parque Nacional aos visitantes na entrada da trilha  

Durante o feriado de carnaval, o ICMBio, em parceria com a entidade Ampla Bombeiros Civis, realizou o monitoramento dos atrativos do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) acessados pelo Vale do Capão. A ação foi a maior atividade de monitoramento da visitação já realizada na Unidade de Conservação (UC) e registrou a passagem de mais de quatro mil visitas, o que significa um aumento de 33% no fluxo turístico, comparado ao mesmo período do ano passado.
 
 Ação contou com voluntários, brigadistas e analistas.  
Com foco na conscientização ambiental, na segurança e no ordenamento da visitação, foram monitoradas as entradas das trilhas que dão acesso aos atrativos do Parque Nacional: o Bomba, que dá acesso a Cachoeira da Purificação e Vale do Pati; a entrada para Rodas, Rio Preto e Poço do Gavião e o acesso para o Morrão e Águas Claras. Além disso, quatro pessoas foram destinadas apenas para organizar a visitação na parte superior da Cachoeira da Fumaça.

O trabalho tem sido realizado nos últimos anos no Vale do Capão e desde a primeira edição o objetivo é apresentar aos visitantes as normas do PNCD, como não fazer fogueiras, não entrar com animal doméstico, não consumir bebidas alcoólicas e não deixar lixo, entre outras. Uma semana antes do feriado, também foram distribuídos panfletos sobre o tema em pousadas e restaurantes do Capão.

Para Marcela de Marins, analista ambiental do ICMBIo, a ação foi considerada positiva pois contribuiu para que os turistas tivessem uma boa experiência nos atrativos, sem causar danos ao ambiente e acidentes. Grande parte dos visitantes acataram as recomendações, apenas dois insistiram em descumprir as regras entrando com animal doméstico. “Por isso, foram autuados, o que foi feito como última medida”, explica.

Educação ambiental e voluntariado 

Voluntária participa da ordenação da visitação na Fumaça. 
O trabalho só foi possível devido a parceria realizada com a Ampla Bombeiros Civis de Seabra, entidade voltada para a valorização da profissão, que mobilizou os 18 jovens que atuaram voluntariamente como monitores durante o feriado. 

O que foi essencial para viabilizar as atividades e alcançar os resultados junto aos visitantes. Além disso, “foi uma grande satisfação promover o contato de moradores da região com o Parque Nacional e também conscientizá-los sobre qual comportamento devemos ter em um ambiente natural”, destaca Marcela. “Realizar atividades com voluntários também possui um papel educativo”, completa.

A maioria dos voluntários não conhecia o Vale do Capão, assim como Ildinéia Alves (30), socorrista e estudante de técnico em enfermagem.  Ela atuou pela primeira vez como voluntária e ficou apaixonada pelo lugar. “Foi muito gratificante cuidar um pouco da natureza e poder ajudar as pessoas. Foi uma grande experiência”, ressalta.

Para Deise dos Santos, presidente da Ampla, a participação no monitoramento do Parque Nacional é uma troca. “É uma forma de mostrarmos para a sociedade a importância do nosso trabalho e, ao mesmo tempo, contribuir com o meio ambiente”.

Ação contou ainda com a participação de toda equipe técnica do PNCD/ICMBio, brigadistas contratados e com o apoio da Prefeitura Municipal de Palmeiras.
   

Seja um voluntário    


Trabalho de monitoramento foi realizado através do programa "Voluntariado ICMBio".

“Voluntariado ICMBio” é um programa nacional  que visa promover o engajamento da sociedade na conservação da biodiversidade por meio da ação voluntária e do reconhecimento público dessa contribuição.

É uma oportunidade para cada um exercitar sua cidadania e contribuir para um meio ambiente mais equilibrado e melhoria da qualidade de vida local. É possível atuar como voluntário no Parque Nacional da Chapada Diamantina e também em outras Unidades de Conservação do país.

Cadastre-se no sistema do Programa de Voluntariado e receba as chamadas públicas para a realização dessas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.