terça-feira, outubro 21, 2025

TRABALHOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS DE SEGURANÇA NO MORRO DO CASTELO AVANÇAM.

Dando continuidade às ações para melhoria da segurança no Morro do Castelo/Lapinha, um dos principais atrativos do Vale do Pati, no período de 13 a 15 de outubro de 2025 uma equipe composta por técnicos do ICMBio, bombeiros militares da Bahia, patizeiros, conselheiros do Parque Nacional e consultores técnicos esteve em campo para colher informações para subsidiar a elaboração do Plano de Gestão de Segurança da Visitação e o Plano de Ação Emergencial da Visitação - PAEV das trilhas do morro e o interior da gruta do Castelo.

A equipe percorreu as trilhas do Morro do Castelo e o interior da gruta registrando os perigos (tais como áreas escorregadias e blocos de pedras soltos), os potenciais danos aos visitantes e também avaliando os riscos, que são a combinação da probabilidade de ocorrência de eventos/exposições perigosas e da gravidade das lesões ou danos decorrentes desses eventos ou exposições. Alguns blocos de pedra soltos, localizados na principal entrada da gruta e já identificados pela equipe de geólogos anteriormente, foram derrubados de forma segura. As “bocas” de cavernas turísticas costumam ser utilizadas para descanso, alimentação e fotos pelos visitantes. A identificação e retirada de blocos soltos é uma medida que aumenta a segurança da visitação.

Os bombeiros militares identificaram as técnicas de resgate e necessidade de intervenções a serem realizadas para retirada de pessoas acidentadas em diferentes trechos das trilhas. Também identificaram possíveis locais para pouso de helicóptero, nos casos em que seja necessária sua utilização.

A seguir a equipe dará continuidade ao trabalho de elaboração do Plano, que deverá ser aprovado pelo Conselho Consultivo do Parque Nacional e posteriormente será amplamente divulgado junto ao trade turístico e visitantes.

Histórico

Em novembro de 2024 o ICMBio determinou a suspensão preventiva da visitação na gruta do Castelo em função de um trabalho de monitoramento que constatou o aumento de alguns afundamentos presentes no chão da gruta. Uma equipe especializada foi contratada para fazer uma análise geológica do interior da gruta e demais trilhas do Morro do Castelo, visando uma avaliação mais precisa dos riscos e medidas a serem tomadas. A equipe, composta por dois geólogos e um arquiteto, realizou duas visitas técnicas à área, nos meses de novembro de 2024 e maio de 2025. Basicamente foram identificados dois tipos de perigos no interior da gruta, consistindo de buracos no chão e locais com possibilidade de queda de blocos. Foi definido que alguns pontos não apresentam riscos, devendo ser apenas monitorados, e outros deverão receber intervenções para aumento da segurança. Confira o relatório técnico.

A visitação aos mirantes do morro do Castelo continuou a ser realizada, pois antes da suspensão da visitação foi aberta uma nova trilha por fora da gruta para dar acesso à área dos mirantes.  


Gestão de Segurança no Parque Nacional

Ambientes naturais apresentam riscos intrínsecos, que não podem ser eliminados. Animais peçonhentos, insolação, trilhas escorregadias, entre outros, estão presentes em praticamente qualquer área natural do Brasil. Nesse sentido, desde o próprio visitante, perpassando por todos os envolvidos no trade turístico, têm um papel fundamental para a adoção das melhores estratégias na prevenção de acidentes.

O Protocolo de Gestão da Segurança da Visitação - PGSV é o instrumento utilizado pelo ICMBio para melhorar a segurança no desenvolvimento das atividades de visitação em um ou mais atrativos turísticos. Ele contém o levantamento dos perigos e riscos relacionados à visitação, o tratamento de riscos (ou seja, as medidas para eliminar ou minimizar os riscos) e também os procedimentos a serem realizados de acordo com diferentes categorias de acidentes.

2 comentários:

  1. Trabalho imprescindível para a preservação das pessoas e da natureza. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho. Segurança acima de tudo!!

    ResponderExcluir

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.