quarta-feira, novembro 23, 2011

Planos de Ação Nacionais para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção


Entre os dias 25 a 28 de outubro de 2012 o PNCD participou de uma importante iniciativa nacional para salvar 14 espécies de aves da Caatinga ameaçadas de extinção. Iniciativas como esta são chamadas de Planos de Ação Nacionais para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN).
Um PAN é uma poderosa estratégia para a conservação da biodiversidade brasileira e segue o modelo utilizado internacionalmente pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).
O PAN das Aves Ameaçadas da Caatinga abordou as espécies listadas na Tabela 1.
Tabela 1 – Espécies alvo do Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves Ameaçadas da Caatinga (ICMBio, 2011). Categorias: VU- Vulnerável; EP- Em Perigo; CR – Criticamente em Perigo.
TÁXON
CATEGORIA DE AMEAÇA
NOME POPULAR
OCORRÊNCIA NO PNCD
Augastes lumachella
EN
beija-flor-de-gravata-vermelha

Crypturellus noctivagus zabele
VU
zabelê

Formicivora grantsaui
EN
papa-formiga-do-sincorá

Formicivora iheringi
EN
formigueiro-do-nordeste

Hemitriccus mirandae
VU
maria-do-nordeste

Lepidocolaptes wagleri
EN
Arapaçu-de-wagler

Penelope jacucaca
VU
jacucaca

Phylloscartes beckeri
EN
borboletinha-baiana

Phylloscartes roquettei
EN
cara-dourada

Pyrrhura griseipectus
CR
periquito-sujo

Rhopornis ardesiacus
EN
gravatazeiro

Sclerurus scansor cearensis
VU
vira-folhas-cearense

Scytalopus diamantinensis
EN
tapaculo-da-chapada-diamantina

Xiphocolaptes falcirostris
EN
arapaçu-do-nordeste

O PAN é uma ferramenta de planejamento de ações que pode, dentre outras coisas, direcionar alguns investimentos de recursos ou políticas públicas já existentes para atividades que resultem na conservação das espécies ameaçadas.
Assim, por exemplo, o PAN das Aves da Caatinga estabeleceu como uma importante atividade para o PNCD a efetiva instalação e funcionamento da Base Operativa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do ICMBio.
O que ficou notável durante a elaboração do PAN foi o fato do Parque Nacional da Chapada Diamantina proteger 7 das 14 espécies abordadas no PAN tornando-se, evidentemente, a unidade de conservação mais estratégica no cenário das aves ameaçadas de extinção de todo o bioma Caatinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.