quarta-feira, novembro 16, 2011

Chuvas apaziguam a temporada de incêndios florestais


Após longo período sem chuvas na Chapada Diamantina, a vegetação das serras e vales  (que deixaram cair suas folhas, para economizar água) ficaram com as suas tonalidades acinzentadas. Por isso, a vegetação fica propicia as ocorrências de incêndios florestais.
Nesta temporada, o PNCD realizou aproximadamente 36 combates aos incêndios, com ocorrências dentro e fora dos limites da unidade, sendo os maiores combates realizados na Serra dos Cristais (município de Mucuge) e na Serra do Candombá (Vale do Capão), no entanto, os maiores números de ocorrências aconteceram no município de Andaraí, com inúmeros combates registrados pelas brigadas voluntárias locais e o apoio do Parque Nacional, com seus veículos e equipamentos..
O maior incêndio registrado, na temporada 2011-2012,  foi na Serra dos Cristais,  fora dos limites do Parque Nacional. O fogo  iniciou na segunda-feira dia 03/10, não sendo possível a sua extinção pois o incêndio tomou grandes proporções. Neste momento, tomou-se a decisão de se recuar a equipe de combate para a montagem de uma grande operação de combate, que contou com 60 combates, das diversas brigadas voluntárias e da brigada contratada; 1 helicóptero, 1 avião moto planador, veículos terrestres e pessoal de apoio.
Segundo avaliação preliminar, a área atingida pelo incêndio foi de 1.000 hectares. Mas, com a agilidade em se montar uma operação consistente, foi possível dominar o fogo na madrugada do dia 5/10 para o dia 06/10 (quinta-feira), contando ainda com a ajuda da chuva para complementar o trabalho dos brigadistas.
Felizmente quando a temporada de incêndios ameaçava ganhar grandes proporções e magnitude, as chuvas oriundas do oeste, formadas no Amazônia precipitaram, trazendo de volta a tranqüilidade em relação aos incêndios.  
      Mas agora, aqueles morros e vales, que antes estavam acinzentados, muito vulneráveis aos incêndios, novamente, vão ganhando a cor verde. Interessante observar a espera da natureza pelas chuvas e como, agora, essa é celebrada pela fauna e flora da região que há alguns meses ficou sem grandes chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.