segunda-feira, março 19, 2012

Orquídea – Adamantina miltonioides


O Parque Nacional Chapada Diamantina abrange uma grande quantidade de espécie exclusiva da região. Periodicamente, o blog do PNCD, apresentará um pouco desses seres vivos e suas particularidades.

Orquídea – Adamantina miltonioides
 
As orquídeas apresentam mais de mil gêneros e cerca de 25 mil espécies distribuídas em todos continentes, menos Antártida. Dentro do PNCD há ocorrência exclusiva de uma dessas espécies, Adamantinia miltonioides, que está adaptada a sobreviver apenas no interior dessa Unidade de Conservação. Essa espécie é majoritariamente epífita, isto é, crescem sobre as árvores; ostenta de uma a seis flores de coloração rosa forte, que abrem sucessivamente (até quatro simultâneas). Essa orquídea cresce em locais de sol forte e altitudes elevadas.
Descoberta em 2004 por Cássio Van den Berg e Cezar Neubert Gonçalves, A. miltonioides foi vista poucas vezes, sempre em locais de difícil acesso da Chapada Diamantina. Em 2010, o ICMBio realizou um vasto projeto de pesquisa intitulado: Aspecto da biologia e distribuição de espécies endêmicas raras ou ameaçadas na região do Parque Nacional Chapada Diamantina. Durante esse trabalho, que buscou conhecer melhor a orquídea A. miltonioides, foram realizadas 12 expedições especificamente com o objetivo de encontrá-las. Entretanto, em apenas duas expedições localizaram novas populações da espécie.
Apesar da dificuldade de localizar essa orquídea, esse intensivo trabalho de busca por populações resultou no aumento sensível no numero de plantas conhecidas da espécie. Ao todo foram amostradas 75 plantas de A. miltonioides.
Assim como essa espécie única de orquídea, outras tantas espécies raras da Fauna e Flora da Chapada Diamantina, encontram-se adaptadas exclusivamente aos diversos micros ecossistema dessa Unidade de Conservação. Cada nova descoberta aumenta mais a nossa responsabilidade em proteger ambientalmente esse vasto e rico Parque Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.