quinta-feira, julho 19, 2012

UEFS, PNCD e outras instituições realiza pesquisa sobre a Sempre-Viva de Mucugê


  Com o objetivo de entender a dinâmica das populações de Sempre-Viva de Mucugê e melhor garantir a proteção dessa espécie que só ocorre na região do PNCD, ICMBio financia projeto de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
Entre os dias 11 a 13 de Julho, na região de Mucugê, pesquisadores e alunos de pós-graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade de Brasília (UNB), estagiários do PNCD, vinculados a UFRB e a UFBA; juntamente com Analista Ambiental do PNCD e servidores do Projeto Sempre-Viva demarcaram 400 indivíduos que terão seu desenvolvimento acompanhado durante os próximos anos.
Atualmente, as Sempre-Vivas de Mucugê está na lista de espécie ameaçada de extinção do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e sua proteção faz parte de um dos objetivos específicos do Plano de Manejo do Parque Nacional Chapada Diamantina. O habitat dessa espécie se restringe a área preservada do PNCD e do Parque Municipal de Mucugê – Projeto Sempre Viva.
Por meio desse trabalho, será possível quantificar o tempo de vida dos indivíduos, analisar se a população está crescendo, saber à porcentagem de florescimento e, assim sendo, entender a dinâmica da população das Sempre-Vivas, dentro do PNCD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.