sexta-feira, outubro 24, 2014

Conselho Consultivo do Parque Nacional da Chapada Diamantina realiza 49a reunião ordinária


No sentido horário: participantes da reunião; Magniel Souza
Silva; Tatiana Neves e Erika Campos. 
    A reunião ocorreu no dia 16 de outubro no centro cultural de Mucugê e contou com a presença de 25 conselheiros. Também estiveram presentes representantes da UFBA- Universidade Federal da Bahia, Fórum Baiano de Agrotóxicos, brigada de incêndios do Prevfogo-IBAMA em Itaetê e representantes das comunidades da estrada Velha.
     Danielle Vilar, representante de um grupo de ciclistas de Mucugê, iniciou a primeira pauta apresentando a proposta de implantação de uma ciclovia entre a cidade de Mucugê e a área rural conhecida como Floricultura. A ciclovia seguiria paralela à BA-142 e teria um trecho dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, motivo pelo qual a proposta foi encaminhada para o ICMBio e apresentada ao Conselho.
      A seguir se passou para a temática da Estrada Velha. Bruno Lintomen, presidente do Conselho, informou que no mês de setembro técnicos do Serviço Florestal dos Estados Unidos estiveram na região para avaliar as condições da estrada. O Plano de Manejo do Parque prevê a recuperação e utilização desta via e a equipe gestora do Parque busca parcerias para viabilizar estas atividades. Magniel Souza Silva, representante da comunidade Fazenda Velha e Edmilson Souza Santos, representante da comunidade do Garapa, apresentaram ao conselho os documentos que estão encaminhando para o ICMBio com reivindações de melhorias para suas comunidades.
      Por fim passou-se ao último ponto de pauta previsto, o Manejo da trilha da cachoeira da Fumaça por cima. Bruno Lintomen relatou que a implantação de melhorias nesta trilha está entre as prioridades de gestão do Parque. Encontra-se em desenvolvimento um projeto de sinalização interpretativa para a trilha e uma pesquisa para levantamento do perfil do turista que visita a cachoeira. Além disto, no mês de setembro ocorreu um curso de manejo de trilhas. No entanto, as atividades na trilha encontram-se atualmente prejudicadas devido a um incidente que ocorreu entre um membro da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão-ACV-VC e brigadistas do Parque Nacional. O conselho consultivo aprovou uma moção direcionada a ACV-VC na qual repudia os atos ocorridos e solicita posionamento da associação.
     Os documentos produzidos na reunião podem ser acessados na aba Conselho Consultivo.   
     O Conselho Consultivo do Parna Chapada Diamantina se reune 4 vezes por ano, sendo as reuniões abertas para quem quiser participar. A próxima reunião será realizada em conjunto com o conselho da APA Marimbus-Iraquara no dia 18 de novembro, na cidade de Lençóis.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.