quarta-feira, novembro 05, 2014

Parque Nacional da Chapada Diamantina apoia ações para monitorar atropelamentos da Fauna Silvestre

 
  O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é parceiro do Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas (CBEE), sediado na Universidade Federal de Lavras (MG), em ações para monitoramento da fauna atropelada dentro e fora das Unidades de Conservação (UCs). Essas iniciativas são desenvolvidas pelo Projeto Malha, que contempla sete das 313 UCs administradas pelo Instituto. O objetivo é conhecer os impactos dos empreendimentos viários sobre a biodiversidade e encontrar soluções para o problema.
   Desde março deste ano a equipe do Parque Nacional da Chapada Diamantina realiza o monitoramento da fauna atropelada das rodovias que ligam a cidade de Palmeiras à cidade de Lençóis, trecho com 60km de extensão. São registrados todos os animais vertebrados encontrados, incluindo animais domésticos. Em média são encontrados 12 animais em cada vistoria. Do total de animais encontrados 37% foram anfíbios, 22% foram aves, 22% répteis e 18% são mamíferos. 
   Quem quiser contribuir com a iniciativa pode fazer o registro de avistamento de animais atropelados em rodovias através do Urubu Mobile, aplicativo de celular disponível para os sistemas sistemas Android e IOS.
       No próximo dia 15 será celebrado o Dia Nacional de Urubuzar (DNU).A ideia é divulgar o problema do atropelamento de fauna e difundir o Sistema Urubu de monitoramento de fauna selvagem.
       Maiores informações sobre o projeto podem ser encontradas em:
Portal CBEE.- http://cbee.ufla.br
Publicações CBEE: http://issuu.com/portal.cbee
Mapa de atropelamentos.- http://sig.bafs.cbee.ufla.br
Facebook do CBEE.- https://www.facebook.com/CBEE.UFLA

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.