terça-feira, janeiro 22, 2019

Visitantes e ICMBio inauguram passarela na trilha da Fumaça

Primeiros turistas a utilizar a nova passarela 


Fazer a trilha da cachoeira da Fumaça por cima, no Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), ficou menos impactante para o meio ambiente e mais confortável para o visitante após a construção de uma passarela para atravessar um trecho de rio intermitente. A obra foi inaugurada pelo ICMBio com a participação de visitantes, na última sexta-feira (18).

“Nas épocas de cheia muitas pessoas desviavam do rio, pisoteando raízes e gramíneas nativas,  alargando a trilha”, explica Pablo Casella, analista ambiental do ICMBio. “Com a passarela, a vegetação vai retornar ao seu local, o que já está acontecendo em alguns trechos desde quando ela começou a ser construída”, destaca. 

A Cachoeira da Fumaça é uma das mais belas e altas quedas d’água do país, com 380 metros, e para acessá-la por cima é preciso enfrentar 2 km de trilha íngreme. Por isso, para a construção de 50 metros de passarela foi preciso contar com a colaboração de muitas pessoas. Todo material foi transportado no braço, incluindo de alguns visitantes e voluntários que se dispuseram a levar tábuas ladeira acima.

A obra, iniciada em 2017, foi projetada e coordenada pela equipe do PNCD e construída pela brigada contratada do Parque com o apoio da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), que doou parte das ferragens e contribuiu com o transporte de parte da madeira fornecida pelo ICMBio.

Visitantes ajudam a levar madeira em setembro de 2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.