terça-feira, janeiro 02, 2024

Informe integrado: Incêndios na região do Vale do Capão no fim de 2023

Nos dias 29 e 30 de dezembro de 2023, foram detectados incêndios no interior do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), na região do Vale do Capão, município de Palmeiras, sendo um próximo ao morro do Manoel Vitor (dia 29) e os outros na Serra do Candombá e Boqueirão (dia 30). Além do efetivo de 42 brigadistas do Parque Nacional da Chapada Diamantina, atuaram de forma conjunta brigadistas da Brigada Voluntária do Vale do Capão (37), Corpo de Bombeiros Militar/BA (12), brigadistas do Parque Nacional do Boqueirão da Onça/ICMBio (05), da Floresta Nacional Contendas do Sincorá/ICMBio (05) e da Brigada Federal Especializada Diamantina/PREVFOGO/IBAMA (10). Foram empregados na operação também dois aviões Air Tractors da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA/BA).

O incêndio florestal intitulado Manoel Vitor foi detectado no início da tarde do dia 29 e seu combate iniciou-se à noite, sendo controlado na madrugada do dia 30. Na manhã do dia 30 foram detectados um incêndio no Boqueirão e logo depois outro na Serra do Sincorá. A equipe que atuou no incêndio do Manoel Vitor dirigiu-se para o combate na Serra do Candombá e outra equipe foi acionada para o combate no Boqueirão. O incêndio da Serra do Candombá foi priorizado pelo ICMBio para o combate por ter maior complexidade e estar mais próximo de residências no Vale do Capão. Quando este incêndio foi controlado, no fim da tarde do dia 31, os esforços foram concentrados no incêndio do Boqueirão.

Ao longo do dia 01 o combate no incêndio do Boqueirão atuou nos flancos que se formaram em direção ao Morrão, Serra dos Cristais e Cachoeira do 21. No final da tarde a principal linha de fogo, que ameaçava atingir o Morrão, foi controlada. No início da noite começou uma chuva com relâmpagos e todos os combatentes sairam da área para resguardar sua segurança. Na manhã do dia 02 o ICMBio realizou o reconhecimento na área do incêndio do Boqueirão por terra e as aeronaves da SEMA fizeram o reconhecimento aéreo, constatando-se que a maior parte do incêndio foi extinta, restando apenas uma área queimando nas proximidades do Morrão e outra área com fumaça dentro de uma área de serra que já havia queimado e portanto isolada e sem riscos. Brigadistas do ICMBio e bombeiros militares estão atuando na área próxima ao Morrão.

O ICMBio informa que a visitação nos atrativos do Parque Nacional da Chapada Diamantina segue normalmente. Até o momento não há dados oficiais sobre o tamanho da área atingida pelos incêndios florestais. 

Informe das instituições: Corpo de Bombeiros Militar/BA, ICMBio e PREVFOGO/IBAMA. 

 Combate noturno com soprador (Autoria: Alex Drege)

                                      Incêndio nas proximidades do Morrão (Autoria: Alex Drege)

         Lançamento de água com aeronave Airtractor na Serra do Candombá (Autoria: Aiala Sales)

                        Lançamento de água com aeronave Airtractor no Boqueirão  (Autoria: ICMBio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.