quinta-feira, novembro 16, 2023

Informe: Confecção de aceiro negro no gerais do Rio Preto

No dia 16 de novembro, no período da noite, o ICMBio e comunitários do Vale do Pati irão realizar a ampliação de um aceiro na área dos gerais do Rio Preto, interior do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Este tipo de aceiro vem sendo realizado pelo ICMBio na área desde o ano de 2017, quando foi estabelecido um acordo com os patizeiros para viabilizar a renovação de pastagem para as mulas da comunidade. O acordo consiste na realização de queimas apenas pelo ICMBio e de forma a gerar aceiros que contribuam para barrar a propagação de incêndios na área (ao chegar na área o fogo perde sua intensidade devido à baixa quantidade de combustível).

No mês de agosto último foi confeccionado um aceiro negro de 1,1km de extensão entre o rio Preto e o mirante do Pati (foto) com largura variando entre 30 e 40m. 

Foto 1: Aceiro confeccionado no mês de agosto
    Foto: Visão aérea do aceiro confeccionado em agosto de 2023.

O que será realizado agora é a ampliação da largura deste aceiro para o norte com mais 190m, totalizando 17 hectares (imagem abaixo). 

    Imagem: em vermelho o aceiro confeccionado em agosto de 2023. Em amarelo a área planejada
 para expansão do aceiro em novembro de 2023.

A técnica utilizada consistirá da abertura com roçadeiras de uma linha  paralela ao aceiro confeccionado em agosto. A partir da análise da direção do vento será determinada a melhor localização para iniciar a queima para que ela ocorra contra o vento, de forma mais lenta e de fácil controle. Os brigadistas acompanham a queima para que o fogo não atinja áreas além do planejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.