quarta-feira, novembro 08, 2023

Incêndios na região do Vale do Capão, Palmeiras (27 a 30 de outubro)

   O incêndio florestal do Morro Branco, no vale do Capão, município de Palmeiras, detectado no dia 26 de outubro foi controlado por volta das 2h da manhã do dia 27 de outubro. Deram continuidade ao trabalho de extinção do incêndio 10 bombeiros militares e 5 brigadistas do ICMBio ao longo do dia 27. A Brigada Voluntária do Vale do Capão (BV-VC) monitorou a área do incêndio através da utilização de um drone. A equipe do ICMBio permaneceu no local no período da noite para evitar reignições.

   Com o controle do incêndio do Morro Branco foi possível direcionar esforços para o combate de outro incêndio no interior do Parque Nacional da Chapada Diamantina que teve início no dia 26 de outubro em uma área mais remota. Este incêndio teve início na região da fumaça de frente e passou a se expandir na direção noroeste (cachoeira do 21) e na direção sudeste (Palmital). Através do apoio do Corpo de Bombeiros Militar e do GRAER foi possível deslocar com helicóptero no dia 27 de outubro 12 brigadistas da Brigada Voluntária do Vale do Capão (BV-VC) e um brigadista da Brigada Voluntária de Lençóis (BVL) para o combate do incêndio. Por volta das 22h00 deste dia os brigadistas retornaram da área do incêndio para o Vale do Capão e informaram que o flanco noroeste havia sido debelado, mas poderia ainda haver fogo subterrâneo no flanco sudeste. No dia 28 de outubro, 7 brigadistas da BVL que saíram de Lençóis no dia anterior chegaram até a área do incêndio e realizaram o trabalho de extinção das reignições e monitoramento da área. Também ocorreu o monitoramento através de drone do ICMBio e realização de reconhecimento aéreo pelos bombeiros militares em helicóptero do GRAER.

     No dia 29 de outubro bombeiros militares e um brigadista do ICMBio realizaram o monitoramento aéreo com helicóptero do GRAER dos incêndios do Morro Branco e Fumaça de Frente, sendo constatada apenas uma reignição atrás do Morro Branco. Neste mesmo dia 4 brigadistas do ICMBio foram lançados com o helicóptero para a área da reignição, realizando o trabalho de extinção e monitoramento até o dia 30 de outubro, quando não foram mais detectados pontos quentes na área.

Informe das instituições: Brigada Voluntária do Vale do Capão, Brigada Voluntária de Lençóis, Corpo de Bombeiros Militar, ICMBio.

Vídeo: brigadistas do ICMBio realizando a extinção do fogo subterrâneo

Vídeo: Monitoramento realizado pela BV-VC no Morro Branco Fonte: BV-VC

    Foto: Reignições no IF Fumaça de Frente que foram extintas pela BVL


    Foto: Monitoramento com drone do IF Fumaça de Frente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.