Desde 25.04.2011, O ICMBio, iniciou os estudos das populações da planta Euterpe edulis, popularmente conhecida como Palmiteiro, dentro do limite do Parque Nacional. Esse estudo faz parte da pesquisa sobre Os aspectos da biologia e distribuição de espécies endêmicas, raras ou ameaçadas de extinção na região do Parque, que em 2010 pesquisou as espécies Coco de Raposa (Syagrus harleyi), Buriti (Mauritia flexuosa), Batata-da-Serra (Ipomoea sp. nova)e com uma Orquídea (Adamantinia miltonioides).
Apesar de não ser uma espécie endêmica da Chapada Diamantina, ela encontra-se ameaçada de extinção em todo território nacional por causa da extração de seu palmito.
A pesquisa visa encontrar as populações, percorrer seu habitat e registrar os locais onde os Palmiteiros se encontram, contá-las, classificar seu estágio de vida e a estrutura de suas populações.
Está etapa da pesquisa está sendo realizada por Iara Baberema e Camila Vasconcelos estagiarias de Engenharia Florestal da UESB, Felipe Weber auxiliar do ICMBio e coordenada por Cezar Neubert Gonçalves, Analista Ambiental do Parque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.