quinta-feira, agosto 03, 2017

Brigada do Parque agora possui base própria em Mucugê

Mês de agosto é iniciado com ações prioritárias para garantir a eficiência no combate aos incêndios florestais   


Contratação de mais 30 brigadistas, formando um efetivo de 42, que estão sendo distribuídos entre as bases de Palmeiras, Mucugê e três mirantes.  


Pela primeira vez, o ICMBio/Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) conta com uma base própria para sua brigada de incêndios florestais em Mucugê. A inauguração ocorreu nesta terça-feira, 01, com a contratação de mais 30 brigadistas e o início do Sistema de Mirantes.  
A ação é resultado do processo de regularização fundiária da Unidade de Conservação (UC), que adequou uma das edificações da área indenizada para receber os brigadistas e os equipamentos. Assim, o PNCD avança nos esforços de combate, passando a operar com duas bases: a recém-inaugurada e a já existente em Palmeiras.

De acordo com o gerente do fogo do PNCD, Luiz Coslope, “Mucugê possui uma localização centralizada, portanto, estratégica. Isso otimiza, consideravelmente, o tempo de resposta de combate nas localidades leste e sul do Parque”. A boa localização já foi comprovada em outros anos, como em 2016, quando foi firmada uma parceria com a Prefeitura Municipal de Mucugê, que cedeu uma casa para esta finalidade.

Monitoramento de incêndios  

O Sistema de Mirantes é uma das principais formas de evitar com que o fogo se alastre e cause grandes prejuízos ambientais. Por isso, a partir de agora, a Unidade de Conservação dispõe de três pontos destinados ao monitoramento de incêndios, que estão localizados em Guiné (Mucugê), Capa Bode (Mucugê) e Pico da Batávia (Ibicoara). Cada um conta com uma dupla de brigadistas de plantão diariamente, responsável por acionar a base a qualquer sinal de fogo.
 O ICMBio contrata todos os anos, temporariamente, um efetivo de 42 brigadistas que são distribuídos entre as bases de Palmeiras, Mucugê e os mirantes. Este ano, o diferencial, além da base própria em Mucugê, será o efetivo de 48 brigadistas que serão contratados até o mês de setembro. “Devido à forte seca que acometeu a região no primeiro semestre, conseguimos um adicional de contratação de seis brigadistas, que foi realizada no mês de abril”, explica Coslope.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.