quinta-feira, setembro 14, 2017

32 anos do PNCD será comemorado com pé na trilha

Representantes da sociedade foram convidados para realizar a travessia Capão – Lençóis e festejar, em plena natureza, o aniversário do Parque Nacional e os 10 anos do ICMBio   



Neste domingo, dia 17, o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) completa 32 anos. A data será celebrada em ritmo de aventura no percurso da trilha Capão – Lençóis, que contará com a participação de técnicos do ICMBio, conselheiros, brigadistas, guias, visitantes e moradores.

O trekking é uma forma descontraída de relembrar a trajetória do Parque Nacional e, ao mesmo tempo, ressaltar um dos inúmeros benefícios que a Unidade de Conservação oferece, que é a promoção da felicidade por meio da integração e o respeito à natureza.

A ação faz parte do projeto “10 picos, 10 travessias” para a comemoração dos 10 anos de existência do ICMBio, que vem sendo realizado ao longo de 2017. O circuito contempla algumas das mais belas paisagens naturais do País e a Chapada Diamantina foi uma das eleitas para compor a lista.

Trilha das mulas

Escolher a travessia Capão-Lençóis não foi tarefa fácil, diante as tantas opções existentes no Parque. “Ela possui importância histórica ligada ao período do garimpo, além de ter sido a primeira a ser operada comercialmente na área do PNCD”, afirma a analista ambiental, Marcela Marins.

Conhecida como trilha das mulas, ela foi aberta no século XIX para escoar produtos agrícolas, como banana, café e legumes, oriundos do Vale do Capão e Conceição dos Gatos, para a cidade de Lençóis.
No trecho de 18 km, sendo 9,5 km dentro do Parque Nacional, atravessam-se vários ecossistemas, como Cerrado, Mata Atlântica e Campo Rupestre, que mudam de acordo com o tipo de solo e condições climáticas. Além de cruzar diversos rios como o Rio dos Bois, Riachinho, Rio da Conceição, Ribeirão e Grisante.

Ao longo do percurso, os trilheiros passam por belezas singulares, como a vista do Morrão, do Vale do XXI; a Serra dos Cristais; a desembocadura para o vale do rio Ribeirão, onde existem vestígios de zonas de garimpos, e, por fim, a vista da cidade de Lençóis.


O número máximo de participantes na travessia é de 30 pessoas, divididas em três grupos que sairão com intervalos entre um e ouro. As medidas são para minimizar os impactos na trilha. Os convidados são representantes de diversos setores da sociedade que participam do dia a dia da Unidade de Conservação. A previsão de chegada a Lençóis é por volta das 18h, quando ocorrerá uma confraternização aberta a comunidade, na Praça do Coreto, na Av. 7 de Setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.