Conselho Consultivo define como prioridade aproximar o diálogo com Ministério Público Regional Ambiental sobre a situação dos recursos hídricos
No dia 26 de agosto, foi realizada a 60º reunião ordinária do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Chapada Diamantina (CONPARNA-CD), em Andaraí. Com a participação de cerca de 30 pessoas, entre conselheiros e convidados, foram apresentadas as ações realizadas pela gestão do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) desde o último encontro, além do debate sobre temas relevantes, como a situação dos recursos hídricos.
A principal deliberação do dia foi o agendamento de uma reunião com o Promotor de Justiça Regional Ambiental, Dr. Augusto Matos, e membros do conselho, para esclarecimentos sobre a gestão das águas no território. “Entender as competências governamentais é uma das prioridades para avançarmos nessa questão”, afirma a chefe do PNCD, Soraya Martins. “Mas percebemos o quanto é urgente esse diálogo e, ao mesmo tempo, o quanto tem sido difícil realiza-lo”, acrescenta.
Também foi destaque da reunião a apresentação das atividades realizadas pelo Grupo de Trabalho de Visitação, como a minuta da portaria que irá formalizar o credenciamento dos condutores de visitantes que atuam dentro da Unidade de Conservação.
O representante da ONG Conservação Internacional (CI), Rogério Mucugê, também apresentou como foi a sua participação no I Seminário de Voluntariado do ICMBio, que ocorreu no mês de julho, em Brasília. O conselheiro participou do evento a convite do PNCD e enfatizou o diferencial e o potencial que existe na região para o desenvolvimento de ações importantes para a preservação da biodiversidade por meio do voluntariado.
A próxima reunião ordinária do Conselho Consultivo ocorrerá na comunidade do Baixão, no município de Ibicoara, no mês de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.