segunda-feira, outubro 30, 2017

Aeronave reforça combate no sul do Parque Nacional

   
ICMBio conta com apoio de diversas instituições e moradores para debelar o incêndio que acomete a região da  Chapadinha há onze dias 



A região da Chapadinha, no sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), está sendo atingida por um incêndio florestal, desde o dia 19. O ICMBio e diversas instituições permanecem em combate para debelar o fogo.   

Neste momento, estão atuando 80 pessoas, entre brigadistas (contratados e voluntários) e os bombeiros, com o apoio de um helicóptero enviado pela SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente). Durante o final de semana, a operação contou também com um avião airtractor, do ICMBio de Brasília, e foi instalado o Comando Unificado, com a participação do ICMBio, IBAMA, SEMA e Prefeitura de Ibicoara, com o objetivo das instituições atuarem de forma mais integrada. 

Outras instituições e voluntários também seguem dando apoio, como a prefeitura de Itaetê e o Inema, além de cidadãos que estão contribuindo com a doação de alimentos, água e medicamentos.

Apesar da complexidade do combate, até agora, os esforços conseguiram proteger das chamas o Parque Nacional e o Parque Natural Municipal do Espalhado. A maior parte do incêndio continua dentro do assentamento Boa Sorte Una, do INCRA, entre os municípios de Ibicoara e Itaetê. Cerca de mil hectares já foram atingidos.   

 “Durante o período mais quente do dia, sempre existe o risco de reignição, o que se agrava devido ao fogo de turfa [fogo subterrâneo que queima a matéria orgânica acumulada no solo] e também o de copa, já que algumas árvores acabam caindo em áreas onde o foco já havia sido debelado”, explica Soraya Martins. “Por isso, nossos brigadistas permanecem em campo para o combate imediato em caso de reignição”.   

Apesar do incêndio, a visitação aos atrativos do Parque Nacional continua normalmente, porque nenhum deles foi atingido ou ameaçado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.