sexta-feira, outubro 27, 2017

ICMBio permanece em combate no sul do Parque

Incêndio florestal atinge as margens do Parque Nacional da Chapada Diamantina há oito dias 



Desde quinta-feira (19), um incêndio atingiu a região da Chapadinha, localizada entre os municípios de Ibicoara e Itaetê.  Neste momento, a equipe combatente conta 80 brigadistas do ICMBio, do Prevfogo/IBAMA e voluntários de diversos municípios do entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD).

Cerca de 900 hectares já foram atingidos e os esforços são para que o fogo não entre no Parque Nacional, já que a maior parte do incêndio está dentro do assentamento Boa Sorte Una, do INCRA.

Desde quando o incêndio foi detectado, o ICMBio está, diariamente, em combate com todo o seu efetivo, além de contar com o apoio de brigadas voluntárias, voluntários de logística, IBAMA, INEMA e das prefeituras de Ibicoara, Itaetê e Andaraí.  Porém, devido às particularidades geográficas, houve a reignição do fogo, retornando o incêndio.  A região é de Mata Atlântica e, além de grande importância biológica, requer técnicas especificas de combate. 

“A ocorrência do incêndio é em área de floresta e estamos com fogo de copa e fogo de turfa (fogo subterrâneo que queima a matéria orgânica acumulada no solo), o que torna o combate bem complexo. Diversas técnicas vêm sendo empregadas, como a escavação de trincheiras e contra-fogo.”, explica Marcela Marins, analista ambiental do ICMBio. A região também é de difícil acesso, o que dificulta ainda mais a logística da ação.

Apesar do incêndio, a visitação aos atrativos do Parque Nacional continua normalmente, porque nenhum deles foi atingido ou ameaçado.

2 comentários:

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.