terça-feira, outubro 10, 2017

Prefeito de Andaraí participa de visita técnica ao Vale do Pati

Em parceria com o ICMBio, o objetivo foi avaliar a viabilidade de restaurar edificações e trilhas, como trechos da Ladeira do Império 



Inspeção no local da antiga escola do Cachoeirão. 
Na primeira semana de outubro, foi realizada uma expedição técnica ao Vale do Pati com o intuito de
analisar a possibilidade de restaurar edificações e trechos de trilhas dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) que estão em situação precária. A ação visa atender a uma demanda da Associação de Moradores do Vale do Pati (Ascopa).

A visita contou com a participação de técnicos e do prefeito do município de Andaraí, João Lúcio, além de representantes do ICMBio e da Ascopa. O Vale do Pati está localizado no centro do PNCD e a sua área está dentro dos limites dos municípios de Andaraí e Mucugê.

Uma das prioridades é a recuperação de um trecho da Ladeira do Império, pavimentada com pedras pelos antigos moradores, que desabou parcialmente dificultando a passagem dos animais de carga.  "As obras antigas são carregadas de sabedoria e demonstram uma engenharia surpreendente. É admirável que durem tanto tempo", destaca a chefe do Parque, Soraya Martins.

Segundo os moradores, a ponte de concreto sobre o Rio Pati também precisa ser recuperada, pois perdeu parte da sua estrutura nas enchentes, o que atrapalhou também a passagem das mulas e a logística dentro do Vale.

Levantamento da situação estrutural da Ladeira do Império. 


Para o prefeito, algumas intervenções irão demandar um grande esforço, devido ao difícil acesso e a necessidade de mão de obra especializada. Apesar disso, “acredito que consigamos ter êxito nessa investida, devido a parceria estabelecida entre prefeitura, moradores e ICMBio”, afirma. “Estamos elaborando um orçamento dentro da realidade financeira do município e acredito que, nos próximos 30 dias, conseguiremos iniciar as ações, levando-se em conta as condições climáticas”, ressalta João Lúcio.

A reconstrução total da edificação da escola do Cachoeirão, a fim de abrigar a sede da Ascopa, também foi uma das demandas avaliadas. De acordo com o analista ambiental do ICMBio, Pablo Casella, “o objetivo é realizar as obras de forma integrada, com a participação das três entidades: O Parque Nacional dará auxilio técnico nas intervenções e oferecerá mão de obra de brigadistas; a prefeitura ficará a cargo do material e mão de obra e os moradores irão contribuir com o transporte dos materiais”, explica.     

Prefeito de Andaraí, João Lúcio, durante a expedição técnica. 
A continuidade da ação depende da elaboração de projeto técnico, que será elaborado pelo departamento de engenharia da Prefeitura de Andaraí, e da aprovação do ICMBio. Estas não serão as primeiras intervenções a serem realizadas na localidade. No ano passado, o ICMBio realizou em parceria com a prefeitura de Mucugê e Ascopa, a manutenção da Rampa da Ruinha, na região do Pati de cima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.