quinta-feira, novembro 26, 2015

Comunicado sobre os incêndios no Parque Nacional da Chapada Diamantina - 26/11/2015

Foto: Região do Morro Branco. Pequenas áreas com fogo de turfa cercadas por limites naturais.
   Altas temperaturas e raios tornam o combate aos incêndios florestais mais complexos. A região do Parque vem registrando temperaturas acima de 35 graus e baixa umidade do ar, o que favorece a re-ignição de incêndios já debelados e maior velocidade de propagação aos incêndios existentes. Na região do Vale do Capão, foram visualizadas ocorrências de fogos originados por raios, um no interior do Parque e outro próximo da vila. Brigadistas do ICMBio e IBAMA, Brigadas Voluntárias da Chapada Diamantina e Corpo de Bombeiros prosseguiram com os combates no dia de hoje todos os incêndios são considerados controlados.
    Confira os detalhes:

- O incêndio próximo ao Barro Branco foi debelado pela BRAL no dia de ontem e encontra-se em fase de monitoramento para ser considerado extinto.

- A chuva do dia 25 à noite diminuiu a intensidade do fogo de turfa na região do Morro Branco. Através de reconhecimento aéreo no dia 26 verificou-se pequenos focos de fogo de turfa ilhados dentro da área queimada.

- Houve uma reignição do incêndio de Mucugê no dia 25, no entanto o fogo encontra-se ilhado entre a área queimada anteriormente e o rio Piabas. Brigadistas de Mucugê e do IBAMA retornaram à região no dia de hoje para debelar esta frente.

- Na noite do dia 24 iniciou-se um incêndio proveniente de raio na Serra do Sobradinho que passou a ser combatido pelo corpo de bombeiros no dia 25. Este fogo ganhou maior proporções no dia de ontem e foi amenizado com a chuva do dia 25 à noite. Hoje este incêndio recebeu reforços da BRAL, brigadistas do Vale do Capão, brigadas do ICMBio e IBAMA e encontra-se controlado. 

    A equipe do Parque Nacional agradece os esforços de todas as brigadas voluntárias, instituições e pessoas que vem participando direta ou indiretamente dos combates aos incêndios.

‪#‎SOSCHAPADA‬ ‪#‎SOSCHAPADADIAMANTINA‬

Um comentário:

  1. Olá meu nome é Rogerio RK , Sou Rapper de São Paulo meus País são da região da chapada diamantina e recentemente fiz um video clip falando da chapada diamantina gostaria de deixar a indicação, é uma super produção que tem algumas imgagens da região vale a pena conferir...you tube - La Postura ( De Partida )...abraços

    ResponderExcluir

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.