sexta-feira, novembro 27, 2015

Incêndios no Parque Nacional da Chapada Diamantina são debelados

Visão do rio Lençóis e Morrão após o incêndio. Foto de Hudson Felix.
     Após semanas de combates no Parque Nacional da Chapada Diamantina no dia de ontem, 26/11, os diversos incêndios florestais em curso foram controlados.
    Com a realização de um reconhecimento aéreo na tarde de hoje constatou-se que as chuvas que caíram em toda a região na madrugada do dia 27/11 foram o suficiente para debelar todos os focos de incêndios.
     O clima do ano de 2015 no nordeste do Brasil vem sendo muito marcado pelo fenômeno El Niño muito intenso.  A previsão é que os próximos meses sejam secos, o que reforça a necessidade de alerta. Nestas condições eventuais incêndios, sejam de origem incidental ou criminosa, se propagam com maior intensidade e são mais difíceis de serem combatidos.
   As atividades de combate aos incêndios no Parque Nacional contaram com o apoio daPudemos contar com a FAB, Governo do Estado da Bahia, Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia e do Distrito Federal, Prev Fogo/IBAMA, Defesa Civil Nacional, Defesa Civil Estadual, INEMA, CIPPA,  brigada do Parque Nacional do Pau Brasil, brigadas voluntárias dos municípios de Lençóis (BRAL e BVL), Palmeiras ( Campos de São João, ACV-VC, Barra, Tejuco e Brigada Carcará), Mucugê (Barriguda, Marchas e Combates, Raizzes), Piatã, Rio de Contas, Ibicoara (ACV-IB, Bicho do Mato e Radical Chapada), Barra da Estiva (Guerreiros e Bravos), Andaraí (CIFA),Igatu, Seabra, brigadistas voluntários não vinculados a grupos,  prefeituras de Palmeiras, Lençóis, Mucugê, Andaraí, Ibicoara,  GAP (Grupo Ambientalista de Palmeiras), Fazenda Igarashi, Fazenda Progresso, Conservação Internacional, veterinárias Carol e Cris de Lençóis, veterinária Andreia de Seabra, Motociclistas de Palmeiras, Administração do Campo de Futebol de Palmeiras e Clube Social Vila Bela de Palmeiras. além da solidariedade de diversas empresas, comerciantes e cidadãos de vários locais da Bahia e do Brasil.
     A equipe do Parque Nacional agradece o intenso apoio recebido por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.