quarta-feira, abril 18, 2012

Pesquisas científicas no Vale do Pati e Guiné








 Parque Nacional Chapada Diamantina realiza estudos científicos na região do Vale do Pati e Guiné.
Entre os dias 10 a 13 de abril de 2012 pesquisadores atuando pelo Parque Nacional Chapada Diamantina realizaram expedições científicas ao Vale do Pati e Guiné, colhendo informações para dois projetos de pesquisa.
Um dos projetos diz respeito às plantas mais comumente utilizadas pela comunidade do Pati. Os resultados deste trabalho servirão para complementar o projeto do PNCD intitulado “Boa Convivência com os Moradores Tradicionais do Vale do Pati”. É por meio deste Projeto que o PNCD iniciou a elaboração dos Termos de Compromisso com a população do Pati. Com informações mais detalhadas sobre a utilização de algumas espécies vegetais, os Termos de Compromisso abordarão aspectos técnicos que garantam maior segurança tanto aos moradores, quanto à biodiversidade do Parque.
O outro projeto de pesquisa aborda o levantamento da distribuição e estrutura de três espécies de plantas endêmicas da Chapada Diamantina, ameaçadas de extinção: i) a bromélia Ortophytum amoenum; ii) a orquídea Cattleya sincorana; e iii) uma erva rasteira com o nome científico Sauvagesia nítida.
Com estes levantamentos científicos, o PNCD terá um melhor panorama das ações necessárias para a conservação destas espécies.
Nestas primeiras expedições, a equipe de pesquisadores do PNCD contou com o analista ambiental do PNCD Cezar Neubert Gonçalves; o antropólogo consultor do PNCD Tiago Bucci, que trabalha na elaboração dos termos de compromisso com o Pati; e os biólogos Adonai Zanoni, Isa Milena, Luana Kelly e Victor Flavius.

Fotos: Cattleya sincorana, por Isa Milena; Vale do Pati, Tiago Bucci
 



Um comentário:

  1. Olá, já mandei mais de um e-mail para o contato do Parque Nacional Chapada Diamantina pedindo informações sobre possibilidades de inserção de novos biólogos em projetos como este do Vale do Pati. Por respeito, retornem.

    ResponderExcluir

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.