terça-feira, setembro 30, 2014

Serviço Florestal dos Estados Unidos realiza visita técnica ao Parque Nacional da Chapada Diamantina


                   
       O Parque Nacional da Chapada Diamantina recebeu no período de 23 a 28 de setembro a visita de dois técnicos do Serviço Florestal dos Estados Unidos. Com larga experiência em engenharia de estradas rurais e trilhas os técnicos estiveram na trilha da Cachoeira da Fumaça, no município de Palmeiras, e na Estrada Velha, nos municípios de Lençóis e Andaraí. Na trilha da Cachoeira da Fumaça foram analisadas medidas para sanar a erosão no seu trecho de maior declividade e o empoçamento no seu trecho mais plano. Já na Estrada Velha houve um reconhecimento para averiguar quais seriam as futuras possibilidades de intervenção. Também foi realizado um Workshop sobre técnicas de manejo voltado para a trilha da Cachoeira da Fumaça. O Workshop ocorreu nos dias 26 e 27 na sede da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), município de Palmeiras, e contou com a participação de guias e parceiros da região.
       Os Parques Nacionais têm como um de seus objetivos receber visitantes. Por serem patrimônio de todo o povo brasileiro é importante que ofereçam condições de acesso a diversos públicos: crianças, idosos, esportistas, famílias, etc.. Cada perfil de visitantes possui diferentes necessidades e expectativas. Enquanto para uma família uma trilha ideal teria uma pequena distância, poucos obstáculos e presença de outras pessoas, para um grupo de esportistas o ideal poderia ser uma travessia de vários dias com alto grau de dificuldade sem o encontro com outros grupos. 
      Dentro da rede de trilhas do Parque Nacional da Chapada Diamantina há desde caminhos históricos pavimentados com pedras que serviam para o abastecimento de antigos garimpos e povoados até estreitas vias abertas pelo gado colocado na região para pastar nas épocas de seca. Para adequar estas trilhas às necessidades de uso atuais e implantar medidas de prevenção ou reparo de erosões se utiliza o campo de técnicas conhecido como Manejo de Trilhas, originado da Engenharia de Estradas Rurais.
       O ICMBio vêm trabalhando em parceria com o Serviço Florestal desde 2009. As atividades no Parque Nacional da Chapada Diamantina contaram com o apoio do Hostel Caminhos da Chapada, da cidade de Palmeiras, e da ACV-VC.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.