segunda-feira, setembro 09, 2019

Conselho debate ações preparatórias para temporada de incêndios

ICMBio, em parceria com o IBAMA, realiza operação de notificação preventiva em propriedades rurais no entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina 

A conselheira, Maria Gagnon, fala da importância de pensar em medidas para prevenir incêndios em áreas reincidentes, como a BR-242 


Foi realizada em Lençóis, no dia 30 de agosto, a 68ª reunião ordinária do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Chapada Diamantina (Conparna-CD). O principal ponto de pauta foi a apresentação das ações preparatórias para a próxima temporada de incêndios, que vai de agosto a janeiro.

No mês de agosto, o ICMBio, junto ao IBAMA, realizou a operação Apoena com o intuito de orientar e notificar de forma preventiva proprietários rurais vizinhos ao Parque Nacional com alto índice de incêndios florestais.

Secretário de Meio Ambiente de Mucugê, Euvaldo Ribeiro,
apresenta as medidas preparatórias do município. 
A chefe do Parque Nacional, Marcela de Marins, também apresentou os aceiros negros realizados no Gerais do Vieira e Rio Preto, em junho deste ano. A ação foi bem recebida pelos conselheiros que solicitaram a confecção de aceiros negros também nos municípios do entorno do Parque Nacional, principalmente em regiões com eventos recorrentes, como a da BR-242. 

“O apoio dos conselheiros aos aceiros negros é fundamental, pois são ferramentas de prevenção e combate com grande potencial para a proteção de áreas estratégicas, como nascentes”, destaca Marcela. “O objetivo é criar uma rede de aceiros interligados para diminuir a ocorrência e a extensão dos incêndios no final da estação seca, facilitando o seu monitoramento e controle”, completa.   

Além dessas ações, o ICMBio destacou a contratação de 42 brigadistas que irão atuar durante toda a temporada de 2019/2020 no monitoramento em mirantes, rondas e combates.

Estado e municípios   


Representantes do Inema e da Defesa Civil falaram sobre
as ações do Estado na Chapada Diamantina.   
Na ocasião, representantes do Governo do Estado e dos municípios também foram convidados para apresentar suas ações preparatórias. A coordenadora Regional do Inema, Simone Sodré, destacou as ações do estado durante os anos de 2013 a 2019 e afirmou que neste ano, até o final de setembro, o órgão está realizando capacitações e a entrega de equipamentos de combate e EPIs para brigadistas voluntários de 15 municípios da Chapada Diamantina.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente de Mucugê, Euvaldo Ribeiro, “a prefeitura está estreitando a relação com e entre as brigadas para unir forças durantes os combates e, também, contratou dois observadores para realizar monitoramento nos dias mais críticos”. 

Além disso, foram disponibilizadas por empresas agrícolas aos moradores das comunidades rurais de São Pedro e Libânio, Costela e Fazenda Nova, áreas de pastagem para os seus animais nos períodos de estiagem e, assim, evitar com que sejam levados para pastar nas áreas do Parque Nacional.
A prefeitura de Andaraí, segundo Emílio Tapioca, secretário de Turismo e Meio Ambiente, está disponibilizando às brigadas voluntárias uma moto para monitoramento, veículos e alimentação para combate, além da locação de um imóvel para o alojamento de bombeiros civis e da CIFA (Combatentes a Incêndios Florestais de Andaraí).   

Plano de ação 


Conselheiros elegem temas prioritários para as ações do Conparna. 


Durante a reunião, também foi debatido o Plano de Ação do Conselho Consultivo para o biênio 2019/2021 e elencado os seus temas prioritários, que foram divididos em quatro eixos: fortalecimento das comunidades e educação ambiental; prevenção aos incêndios; pesquisas socioambientais e controle do fluxo de visitantes.

A partir disso, foram criados grupos de trabalho que irão atuar na elaboração de propostas para cada tema que serão apresentadas na próxima reunião, no dia 06 de dezembro, em Mucugê.

Um comentário:

  1. Que bacana! Muito feliz com as boas práticas de prevenção! Parabéns para a equipe do Parque!

    ResponderExcluir

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.