Agendamento prévio das visitas será incentivado para evitar aglomerações
No próximo sábado, dia 21, o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) inicia a sua primeira fase de reabertura gradual da visitação. Será permitida a entrada a uma parte dos atrativos acessados pelo município de Lençóis, mediante ao cumprimento de protocolos sanitários (confira a seguir).
Para evitar aglomerações e ajudar no controle do fluxo de visitantes, a partir do sábado, o ICMBio utilizará uma plataforma para agendamento prévio das visitas (https://janoo.com.br/), o que permite identificar quais os atrativos estão sendo mais procurados na data escolhida. De acordo com a analista ambiental, Marcela de Marins, “a colaboração de condutores e visitantes na utilização da plataforma é muito importante para o monitoramento da visitação”.
Atrativos autorizados
Cachoeira do Sossego. Foto: Túlio Saraiva |
Estarão abertas para visitação:
Trilha da Cachoeira do Sossego
Ribeirão do Meio
Trilha da Cachoeira do Capivari
Trilha da Cachoeira do Mixila
Trilha da Cachoeira do Palmital
Trilha Pai Inácio-Barro Branco
Demais municípios
O ICMBio vem dialogando com as prefeituras dos seis municípios do entorno do Parque Nacional para definir em que momento e de que forma as trilhas e atrativos serão reabertos, procurando conciliar a estratégia de combate a COVID-19 dos municípios e as demandas de visitação.
Nem todos atrativos do Parque Nacional serão reabertos neste momento, por isso é fundamental se informar sobre quais atrativos podem ser visitados. A gruta do Lapão, por exemplo, é um atrativo que neste momento não será reaberto por ser um ambiente fechado e de grande sensibilidade.
Atrativos fechados
Confira a lista de atrativos acessados por Lençóis que permanecem fechados:
Gruta do Lapão
Trilha Capão-Lençóis
Trilha Lençóis-Cachoeira da Fumaça
Trilha da cachoeira Fundão e 21
Roncador
Segurança sanitária
Para adentrar o Parque Nacional da Chapada Diamantina será obrigatório seguir os protocolos
sanitários a seguir:
Uso de máscara
Grupos de, no máximo, 10 pessoas incluindo o condutor
Manter distanciamento de 2 m de outros visitantes
Higienizar as mãos com álcool em gel 70% em cada parada ou logo após trechos que necessitem utilizar as mãos, como “escalaminhadas”.
Resíduos contaminantes, como máscaras, devem ser embalados e descartados fora do Parque Nacional seguindo as normas municipais.
Além das normas gerais, ainda existem protocolos específicos para condutores de visitantes e para cada trilha. Clique aqui e baixe documento completo com todos os detalhes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.