segunda-feira, abril 19, 2021

Vale do Pati reabre parcialmente para o turismo dia 26/04

 As reservas para hospedagem nas casas da comunidade do Vale do Pati, no interior do Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA), estão disponíveis a partir desta segunda (19)   


Mirante do Vale do Pati. Foto: Tiago Valois 


A comunidade tradicional do Vale do Pati, localizada no interior do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, irá reabrir parcialmente para receber visitantes na próxima segunda-feira, dia 26 de abril - após mais de um ano fechada em decorrência da pandemia. Sete casas de apoio ao turismo foram adaptadas de acordo com os protocolos sanitários de combate a covid-19.  

O trekking do Vale do Pati é considerado um dos mais bonitos do mundo e um dos roteiros mais procurados da região. A hospedagem na casa dos nativos está entre as principais atrações do local e passará a trabalhar com 50% da sua capacidade, além de reserva com uma semana de antecedência que deve ser feita via WhatsApp. 

Neste primeiro momento, não serão permitidos acampamentos, exceto para condutores de visitantes nas áreas de campings das casas de apoio, pois não será possível o compartilhamento de dormitórios com condutores de grupos diferentes. A restrição de acampamentos para visitantes visa reduzir o fluxo turístico durante a abertura gradual e reduzir o impacto da visitação.    

Agendamento nos atrativos 

Com a reabertura, o Vale do Pati passa também a integrar o site Janoo, onde é possível visualizar quais atrativos do Parque Nacional estão abertos para visitação, se informar sobre os protocolos sanitários, normas ambientais e participar do agendamento voluntário de visitação que contribui para evitar aglomerações, criar dados sobre a visitação nesta região e minimizar impactos ambientais.

No Janoo também será possível baixar um ebook com informações sobre como visitar o Vale do Pati no período da pandemia. O material foi produzido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão gestor da Unidade de Conservação, e está disponível aqui

Live 

Nesta terça-feira, dia 20, o ICMBio, a Associação Comunitária do Vale do Pati e as prefeituras de Andaraí e Mucugê, irão promover uma live para tirar dúvidas sobre as novas normas de visitação. 


O que: Live sobre a reabertura do Vale do Pati 

Quando: dia 20 de abril, terça-feira, às 17h 

Onde: TV Uneb Seabra no You Tube 

Contato equipe gestora do PNCD:  parnadiamantina@icmbio.gov.br 

Um comentário:

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.