segunda-feira, julho 17, 2023

Processo Seletivo para Agentes Temporários Ambientais

                       

As inscrições do Processo Seletivo para o preenchimento de vagas de Agentes Temporários Ambientais - ATAs do Parque Nacional da Chapada Diamantina estão abertas até o dia 30 de julho de 2023.

Estão disponíveis 4 vagas para ATAs de apoio a Gestão do Uso Público, que irão desempenhar atividades de manejo de trilhas, monitoramento da visitação, recepção de visitantes, conscientização, orientação e educação ambiental.

Na área de apoio ao Monitoramento Ambiental e Patrimonial estão disponíveis 14 vagas para ATAs de nível I e 1 vaga para ATA de nível II. Nesta área temática os contratados vão realizar atividades de monitoramento patrimonial nas instalações do Parque Nacional, apoio operacional às atividades relacionadas ao manejo integrado do fogo, prevenção e combate a incêndios florestais. O ATA de nível II exerce também a coordenação da execução de atividades finalísticas e operacionais.

A inscrição pode ser realizada de forma presencial na sede administrativa do Parque Nacional em Palmeiras ou pela internet, através dos seguintes links:
- ATA de apoio a gestão do Uso Público:  https://forms.gle/GTDH34JmnQfzkehbA
- ATA de apoio ao monitoramento Ambiental e Patrimonial: https://forms.gle/wTxcHVGuCxRUbEpN7

A seleção será realizada mediante realização de Teste de Aptidão Física  -TAF, Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas - THUFA e análise curricular.

Para se candidatar é necessário que o último contrato como brigadista ou ATA do Prevfogo/IBAMA ou ICMBio tenha sido concluído a pelo menos 24 meses.
 
O(a) candidato(a) a ATA de apoio a Gestão do Uso Público deve ter em mãos os seguintes documentos no momento da inscrição: 

- RG;

- CPF;

- CNH;

-Contrato(s) como brigadista ou chefe de esquadrão de prevenção e combate a incêndios, ou o equivalente ao Agente Temporário Ambiental na IN ICMBio nº 1/2021, concluído em áreas integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente no Brasil – SISNAMA ou em empresas florestais;

-Contrato(s) com empresas prestadoras de serviços em unidades de conservação integrantes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, no desenvolvimento das seguintes atividades de apoio a gestão em unidades de conservação: recepcionista, serviços de manutenção, limpeza, apoio administrativo, portaria, vigilância patrimonial, motorista ou tratorista;

-Contrato(s) em vagas específicas para apoio à visitação, ecoturismo, gestão do uso público em unidades de conservação da natureza e educação ambiental;

-Certificados de cursos de mecânica de automóveis, operador de motosserra, operador de roçadeira, operador de máquinas agrícolas ou florestaisformação de guia de turismo regional ou nacional, guia de turismo de aventura, turismo comunitário, condutor de visitantes, interpretação ambiental, monitoramento de biodiversidade, gestão da segurança ou gestão do risco no ecoturismo e turismo de aventura, atendimento ao público, guarda-vidas, gestão do uso público em unidades de conservação da natureza; manejo ou planejamento de trilhas ou área temática correlacionada;

-Comprovante(s) de tempo de trabalho como marceneiro, operador de motosserra, jardineiro, carpinteiro, mestre de obras ou pedreiro;

-Comprovante(s) de tempo de trabalho como voluntário em unidades de conservação integrantes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC e em Centros de Pesquisa e Conservação do ICMBio;

- Comprovante(s) de tempo de trabalho como estagiário em áreas integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente no Brasil – SISNAMA.

      No caso de inscrição online devem ser encaminhadas fotos destes documentos. Para inscrições presenciais devem ser entregues cópias.

O(a) candidato(a) a ATA de apoio ao Monitoramento Ambiental e Patrimonial deve ter em mãos os seguintes documentos no momento da inscrição: 

- RG;

- CPF;

- CNH;

-Contrato(s) como brigadista ou chefe de esquadrão de prevenção e combate a incêndios, ou o equivalente ao Agente Temporário Ambiental na IN ICMBio nº 1/2021, concluído em áreas integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente no Brasil – SISNAMA ou em empresas florestais;

-Contrato(s) com empresas prestadoras de serviços em unidades de conservação integrantes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, no desenvolvimento das seguintes atividades de apoio a gestão em unidades de conservação: serviços de manutenção, limpeza, apoio administrativo, portaria, controlador de acesso, vigilância patrimonial, motorista;

-Certificados de cursos de mecânica de automóveis, operador de motosserra, operador de roçadeira, operador de máquina A, primeiros socorros (últimos 24 meses), guarda-parque, guia de ecoturismo, atendimento ao público, condutor de visitantes, interpretação/educação ambiental, manejo de trilhas, monitor ambiental, vigilante, monitoramento de biodiversidade, brigadista de prevenção e combate a incêndios florestais;

-Comprovante(s) de tempo de trabalho  como: marceneiro, operador de motosserra, jardineiro, carpinteiro, porteiro, vigilante, pintor, pedreiro, recepcionista, apoio administrativo;

-Comprovante(s) de tempo de trabalho como voluntário em unidades de conservação integrantes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC e em Centros de Pesquisa e Conservação do ICMBio;

- Comprovante(s) de tempo de trabalho como estagiário em áreas integrantes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC e em Centros de Pesquisa e Conservação do ICMBio.

- Para ATA de nível II, além dos documentos citados acima também serão considerados certificado(s) nos seguintes cursos: Sistema Eletrônico de Informações, geoprocessamento, administração, logística, gestão de pessoas, sistema de comando de incidentes.

No caso de inscrição online devem ser encaminhadas fotos destes documentos. Para inscrições presenciais devem ser entregues cópias.

No dia 04 de agosto o(a) candidato(a) deve verificar neste blog ou na sede do Parque Nacional em Palmeiras se sua inscrição foi homologada e quando irá realizar os Testes de Aptidão Física - TAF e de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas - THUFA. Os testes serão agendados em horários dos dias 07 e 08 de agosto  na sede da brigada do Parque Nacional em Mucugê.

A divulgação do resultado preliminar dos classificados no TAF e THUFA ocorrerá no dia 11 de agosto neste blog e no painel na Sede Administrativa do Parque Nacional da Chapada Diamantina. No dia 15 de agosto será divulgado o resultado final de classificação do TAF e THUFA.

O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado no dia 21 de agosto e o resultado final será divulgado no dia 24 de agosto de 2023 neste blog ou na sede do Parque Nacional em Palmeiras. Dúvidas podem ser sanadas através do email:parnadiamantina@icmbio.gov.br ou pelos telefones (75) 3332-2310 ou (75) 3332-2418. O edital com todas as informações está no link https://edital atas 2023 PNCD .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.