segunda-feira, maio 14, 2012

Povoamento do Vale do Pati – a Água e a Seca


"Morro do Castelo, Vale do Pati"



  O início do povoamento do Vale do Pati remota a mais de um século atrás. Os primeiros moradores se fixaram na localidade quando a Chapada da Diamantina atravessou uma grande seca, no final do século XIX. Na região já residiram cerca de 2.000 habitantes, mas hoje há apenas treze famílias.
A região é muito rica em recursos hídricos, nela estão importantes nascentes, córregos e rios que formam o Rio Paraguaçu – um dos principais rios responsável pelo abastecimento de água da capital baiana. São os grandiosos chapadões (que impressionam os visitantes) os principais responsáveis por essa riqueza hídrica: os Morros fazem com que as massas de ar ganhem altitudes, que ocasionaram a queda de sua temperatura e por conseguintemente o condensamento do vapor – chuva. 
A região também apresenta um rico, diverso e desconhecido (cientificamente) ecossistema. Além de ser um dos maiores atrativos paisagístico do Parque Nacional Chapada Diamantina.

A seca na Chapada Diamantina e a certeza d’água no úmido Vale do Pati atraíram os primeiros moradores da região.

Apesar do Vale do Pati ser um oasis no meio do sertão, a atual seca que atinge o interior da Bahia, já preocupa os moradores – não chove forte no Vale do pati desde Dezembro de 2011. Por conseguinte, essa seca de 2012 tornou-se conversa freqüente, durante os intervalos das reuniões do Termo de Compromisso, realizados na ultima semana do mês de Abril.
Não há falta d’água no Vale do Pati (nem para plantações, animais e turistas), mas as nascentes e córregos estão com o nível bem abaixo da normalidade. O preocupante é que os rios que fornecem  água à diversos municípios nascem no vale.
O povoamento do Vale do Pati está estritamente relacionado com a seca - pois a umidade, a certeza de água, dava garantia de colheita aos produtores. Em entrevista, Wilson Rodrigues Oliveira, “Seu Wilson”, 62 anos, um dos moradores mais antigos do Vale, recordou que  “as primeiras famílias que chegaram (ao Vale do Pati) escapavam da escassez de alimento provocada pela seca de 1899, procurando uma região úmida, os sertanejos, adentraram ao Vale do Pati e nele principiaram suas plantações”. Após essa fase inicial de povoamento, o Vale do Pati, foi durante décadas um grande fornecedor de gêneros alimentícios para as comunidades garimpeiras vizinhas. O vale fornecia: banana, cana, café, laranja, lima, jaca, feijão, milho, batatinha, abobora, entre outros. Além das plantações, em cima do Morro do Castelo, também existia pecuária extensiva de cabra – tanto que entre os moradores tradicionais esse morro é apelidado de Morro das Cabras. 
Atualmente o povoamento da região é baixo, treze famílias, mas as diversas ruínas e trilhas de pedras; assim como a antiga sede da subprefeitura e escolas que lá estão, são registros históricos de uma época em que na comunidade do Vale do Pati já chegou a residir cerca de 2.000 habitantes, período que no Vale existiam grande lavouras de café - os primeiros registros de propriedade de terra no Vale do Pati datam do final do século XIX.
O contingente populacional começou a diminuir a partir da década de 50, do século passado - igualmente a outras tantas zonas rurais do interior do país, quando as populações do interior migraram (em massa) para as grandes cidades. Além das “novas oportunidades” das grandes metrópoles que atraíram as populações rurais, na década de 60, em todo território nacional, o governo adotou uma política de erradicação dos cafezais. Atraídos pela economia urbana e repelidos pela política nacional de erradicação do café, que nesse período era a principal atividade econômica do Vale do Pati, a região ficou a cada vez mais despovoada. Quando em 1985, José Sarney, então Presidente da Republica decreta a criação do Parque Nacional Chapada Diamantina, o contingente populacional já estava reduzido, mas esvaziou ainda mais com a criação do Parque, devido as novas restrições. 

Ciclos da Seca: Conhecimentos científicos e saberes tradicionais

Estudos sobre a estiagem no Nordeste, realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que as Secas da região são cíclicas e ocorrem em um intervalo médio de 30 a 30 anos. A última seca rigorosa como essa de 2012 ocorreu em 1982. Esse conhecimento científico, resultado de dados históricos e metereológicos, sobre os ciclos da seca coincidem com o saber local, de “Seu Wilson” transmitido de geração em geração pela oralidade.
O Povoamento do Pati iniciou, segundo o morador, foi no ano de 1899, quando a família Gasparino (avós de “João da igrejinha”), chegou a região escapando da rigorosa seca que atingia a região. Outra seca marcante foi 1932, da qual os antepassados de seu Wilson, comentaram bastante. Sem saber precisar exatamente a data, mas entre a década de 50 à 60, a região foi atingida por outra seca. A seca de 1982 foi bastante documentada pelas grandes veículos de comunicação, que a apontaram como a mais rigorosa de todos os tempos. Trinta anos após 82, em 2012, o interior do Nordeste enfrenta outra rigorosa seca.
Até o momento o principal impacto causado pela seca no Parque Nacional Chapada Diamantina são os incêndios florestais. Este ano de 2012, o parque já combateu complicados incêndios florestas - no final de Março, o PNCD chegou a combater seis focos de incêndio, simultâneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.