segunda-feira, maio 07, 2012

Reunião sobre o Termo de Compromisso entre o PNCD e os moradores do Vale do Pati

Reunião, "Pati de Cima"




A gestão do Parque Nacional Chapada Diamantina se reuniu com os moradores do Vale do Pati nos dias 25 e 26 de Abril de 2012 para discussão de detalhes do Termo de Compromisso.
As reuniões no Vale do Pati, entre os moradores tradicionais e a gestão do PNCD, mediadas por Tiago Bucci (antropólogo), foram participativas e esclarecedoras. Foram realizadas duas reuniões, no “Pati de cima”, primeiro dia, e “Pati de baixo”, segundo dia.
Quando em 1985 foi decretada a criação do PNCD e delimitado seus limites territoriais, já haviam moradores tradicionais no Vale que passaram, então, a residir dentro do Parque. A partir desse momento, o convívio entre a gestão do Parque e os moradores foi conflituosa, pois os interesses de preservação (PNCD) e socioeconômicos (moradores) não convergiam. A elaboração do Termo de Compromisso com os moradores do Vale do Pati busca modificar essa relação de conflito para uma relação de parceria.  
Anteriormente a essas duas reuniões, o antropólogo, Tiago Bucci, esteve muitas vezes no Vale do Pati dialogando com as famílias tradicionais buscando o equilíbrio entre os interesses dos moradores tradicionais e o do Parque Nacional Chapada Diamantina, para que as novas regras sejam adequadas e possíveis para ambos.
Para avaliar o impacto das atividades exercidas pelos moradores sobre o ecossistema local, foi aprovado para a execução em 2012, o projeto Levantamentos fitossociológicos, etnobotânicos e de demografia vegetal como subsídios para elaboração de termo de compromisso com o Vale do Pati, PNCD, que já está em andamento desde Abril.
O Termo de Compromisso está em acordo com a legislação pertinente (decreto 4340/02 que regulamenta a Lei 9.985 - SNUC, 2000), e com os Objetivos Específicos do Plano de Manejo, que visa garantir que o Parque seja visto e entendido como um símbolo harmonizador das relações entre os seres humanos e natureza, contribuindo, também, nas questões ambientais globais.



Reunião, "Pati de Baixo"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.