quarta-feira, abril 01, 2015

Parque Nacional da Chapada Diamantina recebe o IV MUNA - Mulheres em Movimento pela Natureza

Participantes do IV MUNA na "Ciranda da Redução". Foto de Guilherme Imbassahy
         Iniciando o ciclo de celebrações de 30 anos do Parque Nacional da Chapada Diamantina no dia 22 de março, dia mundial das águas, ocorreu a quarta edição do MUNA - Mulheres em Movimento pela Natureza.

         Nas proximidades do rio Mucugezinho, curso de água que como muitos outros nasce no interior do Parque Nacional, cerca de 80 pessoas prestigiaram o evento, que foi repleto de reflexões e festividades.

        Contando com a participação de integrantes dos movimentos socioambientais da Chapada Diamantina como Rosa Abadia e Heloísa Andrade, foi elaborada a partir de diversos depoimentos uma linha do tempo com os principais marcos da atuação da sociedade civil na região. A intenção foi reconstruir a história, apresentá-la as novas gerações, analisar as vitórias obtidas e também as decepções sofridas. Segundo Iêda Marques, idealizadora do IV MUNA, a essência do evento foi "promover o resgate da trajetória dos movimentos sociais da Chapada Diamantina, trajetória em que as mulheres desempenharam importante papel. Nos últimos anos, apesar do surgimento de diversas instâncias de participação dentro do governo, houve um enfraquecimento da participação popular. É preciso reverter este quadro, pois o cenário atual apresenta muitas ameaças ao meio ambiente, às comunidades rurais e à sua cultura. As novas gerações precisam dar voz e continuidade à defesa tanto do seu patrimônio natural quanto do imaterial."
       
         Quem esteve no evento também pode conhecer o alojamento de pesquisadores do Parque Nacional, apreciar a exposição de fotos "Luz do Interior" de Iêda Marques, assistir ao teatro de bonecos de Ester Brandão e dançar e sorrir com a apresentação do grupo Mundarejo.
        
           As águas também se fizeram presentes na programação. A chuva que caiu no fim da tarde ditou o momento de encerramento das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.