Casas de apoio foram vistoriadas e já estão adequadas aos protocolos sanitários. Ainda não há data prevista para reabertura pois ICMBio, moradores e prefeituras estão avaliando a situação sanitária estadual
Vigilâncias sanitárias dos municípios de Andaraí e Mucugê entregam selo autenticando as adequações. |
Todas as casas vistoriadas receberam o selo |
De acordo com as autoridades sanitárias locais, foram vistoriadas sete casas e todas atenderam as exigências do protocolo e, ainda, incrementaram novas medidas de segurança, tais como instalação de dispensers de álcool 70%, área de recepção, distanciamento mínimo em áreas comuns, e alterações na forma de servir as refeições.
Havia uma expectativa para reabertura ainda em março, porém, devido às restrições das atividades não essenciais que vem ocorrendo no estado, o planejamento foi adiado e não há nova previsão.
Mudanças contemplam dispensers de álcool 70%, área de recepção, distanciamento mínimo em áreas comuns, e alterações na forma de servir as refeições. |
Próximo passo para reabertura
Agora que as casas de apoio já estão adaptadas, os próximos passos para a reabertura do Vale do Pati são: definição da data pelos moradores e formalização junto ao ICMBio. Após isso, turistas, condutores e agências poderão fazer reservas de hospedagem e atrativos turísticos.
Também estão previstas ações de comunicação para informar turistas e o trade sobre as novas regras de visitação. Todo o planejamento, porém, pode ser afetado a qualquer momento pelas medidas municipais, estaduais e federais para conter o avanço da covid-19.
Por isso, sugerimos que os interessados fiquem atentos aos canais oficiais de comunicação sobre o Vale do Pati.
Onde se informar sobre a reabertura
As próximas notícias sobre a reabertura parcial do Vale do Pati serão divulgadas no blog do Parque Nacional, Janoo e nas redes sociais das prefeituras de Andaraí e Mucugê e Ascopa (Associação Comunitária do Pati).
Como funciona a reabertura do Parque Nacional da Chapada Diamantina
Para a retomada da visitação, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão gestor do Parque Nacional da Chapada Diamantina, acata o posicionamento das autoridades sanitárias em nível municipal, estadual e federal; das comunidades que residem no interior do Parque Nacional, quando for o caso, e considera critérios de vulnerabilidade ambiental.
Fotos: Divulgação prefeituras
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.