O ICMBio/Parque Nacional da Chapada Diamantina vêm a público informar a respeito da ocorrência de focos de incêndios florestais nesta unidade de conservação federal.
No momento (02/10/2021, 13h00min), não há mais focos ativos dentro dos limites do Parque Nacional da Chapada Diamantina. O foco que estava ocorrendo entre as localidades de Gerais dos Vieira e Calixto foi controlado, porém o monitoramento da área deverá prosseguir por todo o dia de hoje, sendo avaliada a necessidade de se mantê-lo no dia de amanhã. Sete brigadistas do Parque Nacional subiram a serra e vão realizar este serviço, percorrendo a área queimada para evitar reignições.
Todas as demais equipes que estavam em campo já desceram da serra. Prosseguem, ainda, o monitoramento da região, como um todo, buscando prevenir e atacar rapidamente eventuais focos que venham a aparecer ao longo do dia.
A estimativa da área queimada continua a mesma de ontem, 01 de outubro, tendo em vista que não houve novos focos, num total de 828 hectares atingidos esta semana. Já estão sendo tomadas providências para a apuração das responsabilidades pelo incêndio, que foi criminoso.
O ICMBio solicita que o acesso ao Vale do Pati pelo Capão ainda não seja utilizado, pelo menos até a próxima segunda-feira, pois a área do incêndio fica próximo desta trilha e ainda há riscos de reignições. Os demais acessos, via Guiné e Andaraí, podem ser utilizados normalmente.
Assim que disponíveis, novas informações serão prestadas por este meio.
(Texto do Informe 004/2021 (documento SEI(9728718))
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.