sexta-feira, outubro 01, 2021

Nota Informativa 03/2021 - 01/10/2021

 O ICMBio/Parque Nacional da Chapada Diamantina vêm a público informar a respeito da ocorrência de focos de incêndios florestais nesta unidade de conservação federal.

No momento (01/10/2021, 15h30min) registramos a ocorrência de um (01) foco de incêndio no interior do parque, entre as localidades de Gerais dos Vieira e Calixto. Segundo informações dos servidores que estão acompanhando a situação em campo, não há uma linha de fogo ativa, mas têm ocorrido constantes reignições devido às altas temperaturas e aos ventos fortes e constantes. As operações visando o controle total do incêndio devem prosseguir ao longo do dia de hoje e a expectativa é extinguir o foco até o dia de amanhã. O monitoramento da área deverá ser mantido até que se tenha certeza da extinção do fogo. 

Os brigadistas do ICMBio/PARNA Chapada Diamantina  e PREVFOGO/IBAMA , que haviam subido no dia 29 de setembro, permaneceram acampados na serra e prosseguiram os combates com voluntários e integrantes da Brigada Nacional Wellington Peres (do ICMBio), que também permanecem no local desde o dia de ontem (30 de setembro), totalizando neste momento 40 pessoas. Outros grupos de brigadistas voluntários devem subir para apoiar os combates hoje, mas o número total ainda não foi completamente definido. As ações continuam contando com o apoio de dois aviões AirTractor contratados pelo ICMBIO, além do uso de viaturas, sopradores e bombas costais.

Nos combates desta semana, foi possível contar com o apoio de diversas brigadas voluntárias, como a Brigada Marchas e Combates, de Mucugê, a Brigada Voluntária do Capão, do Vale do Capão (Palmeiras), e a Brigada Voluntária de Lençóis - BVL (que enviou oito brigadistas para as ações no dias 29 de setembro). Houve, ainda a participação de brigadistas voluntários dos povoados de Guiné, Tejuco e Barriguda. 

A estimativa atualizada da área queimada mostrou que foram atingidos, nos focos ocorridas nesta semana, até o momento, 828 hectares. A apuração de responsabilidades será realizada após a finalização dos combates.

O ICMBio solicita que o acesso ao Vale do Pati pelo Capão ainda não seja utilizado, pelo menos até a próxima segunda-feira, pois o incêndio que ainda está sendo combatido está próximo das trilhas desta área. Os demais acessos, via Guiné e Andaraí, podem ser utilizados normalmente.

Assim que disponíveis, novas informações serão prestadas por este meio.

(Texto do Informe 003/2021 (documento SEI(9723176))

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.