quinta-feira, setembro 30, 2021

Nota Informativa 02/2021 - 30/09/2021

 O ICMBio/Parque Nacional da Chapada Diamantina vêm a público informar a respeito da ocorrência de focos de incêndios florestais nesta unidade de conservação federal.

No momento (30/09/2021, 15:00 h) registramos a ocorrência de um (01) foco de incêndio ativo no interior do parque, entre as localidades de Gerais dos Vieira e Calixto. O foco localizado nos Gerais do Rio Preto foi controlado, mas o foco ainda ativo encontrou a área queimada e formaram um único polígono incendiado. O foco localizado no Poço dos Patos, próximo ao Vale do Capão, foi controlado ainda no dia 29 de setembro, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia/SGBM Lençóis, que enviou oito homens para este combate.

Os brigadistas do ICMBio/PARNA Chapada Diamantina (18 homens) e PREVFOGO/IBAMA (08 brigadistas), que haviam subido no dia 29 de setembro, permaneceram acampados na serra e prosseguiram os combates pela manhã, nos Gerais dos Vieira. Adicionalmente, doze voluntários e dezoito integrantes da Brigada Nacional Wellington Peres (do ICMBio) subiram pela manhã para se juntar aos combates, totalizando 56 pessoas em atividade nos combates do dia de hoje. As ações contam, ainda, com  o apoio de dois aviões AirTractor contratados pelo ICMBIO. Continuam sendo utilizados, também, viaturas, sopradores e bombas costais.

No dia 29 de setembro os combates contaram com o apoio adicional de duas brigadas voluntárias: A Brigada Marchas e Combates, de Mucugê, com sete brigadistas, e a Brigada Voluntária do Capão, do Vale do Capão (Palmeiras), com 36 brigadistas. Houve, ainda a participação de brigadistas voluntários dos povoados de Guiné, Tejuco e Barriguda (todos do município de Mucugê).

A estimativa preliminar da área queimada é que tenham sido atingidos nos três focos, até o momento, cerca de 800 hectares. Análises mais apuradas da área atingida e a apuração de responsabilidades serão realizadas após a finalização dos combates.

O ICMBio solicita que o acesso ao Vale do Pati pelo Capão não seja utilizado, pois o incêndio está próximo das trilhas desta área. Os demais acessos, via Guiné e Andaraí, podem ser utilizados normalmente.

Assim que disponíveis, novas informações serão prestadas por este meio.

(Texto do Informe 002/2021 (documento SEI 9716792))

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.