quarta-feira, outubro 13, 2021

Nota Informativa 06/2021 - 13/10/2021


O ICMBio/Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) vem a público informar a respeito da ocorrência de focos de incêndios florestais nesta unidade de conservação federal.

Entre os dias 11 e 12 de outubro, prosseguiram ações de monitoramento, vigilância e rescaldo nos incêndios nas regiões do Morro Manoel Vitor, no centro do Parque Nacional, e entre as localidades de Fazenda Ibicoara e Tremedal, no município de Mucugê.

Houve reignições ao longo do período, especialmente no Morro Manoel Vítor, formando linha de fogo ativa nas bordas de uma localidade conhecida como Baixa Funda. Os aviões AirTractors atuaram nos momentos de reignições e novos grupos de brigadistas foram mobilizados, sendo que até o final do dia 12 foram mobilizadas 43 pessoas para permanecer nesta área até o dia 13 de outubro.

As ações de combate no dia 12 contaram com a participação do helicóptero da PM da Bahia, que ajudou na definição de estratégias de atuação no final da tarde daquele dia e no recolhimento de materiais que foram levados para a serra e demandariam grande esforço para serem retirados pelos brigadistas por terra.

Houve registro de incêndios em área fora dos limites do PNCD nesses dois dias, mas que não puderam ser apoiados pelo ICMBio devido às ações dentro do Parque relatadas acima.

Houve chuvas na região ao longo da noite do dia 12 para o dia 13 de outubro, mas ainda não há um levantamento se foram suficientes para extinguir os focos que persistiam na serra. Novas informações devem ser repassadas pelas equipes de campo ao longo deste dia.

O ICMBio informa que os acessos ao Vale do Pati podem ser utilizados normalmente.

Assim que disponíveis, novas informações serão prestadas por este meio.

(Texto do Informe 006/2021 (documento SEI(9777332))

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.