quarta-feira, março 07, 2012

Falta de chuva deixa PNCD mais vulnerável a incêndios na vegetação

Falta de chuva, nos últimos meses, deixa o Parque Nacional Chapada Diamantina (PNCD) mais vulnerável a incêndios. Já são numerosos os focos de incêndios, nos últimos dias.
Os incêndios no PNCD estão diretamente associados a ações antrópicas e as freqüentes estiagens do clima da região. A vegetação seca entra em combustão facilmente, por isso, nesses períodos de estiagem, é importante maior atenção e zelo com o rico ecossistema do Parque para evitar que atitudes irresponsáveis e inadequadas causem desastrosos incêndios.
No mês de Fevereiro, houve combate ao fogo próximo ao Morro do Pai Inácio, durante uma semana, sempre na mesma localidade. Após o foco ser debelado, no outro dia o mesmo ressurgia. O constante ressurgimento desse foco por 5 dias consecutivos leva a considerar que os incêndios foram propositais, o que configura u, crime ambiental,    segundo a Lei Federal nº 9.605/98.
Na região de Machobongo, em Ibicoara, no dia 4 de Março de 2012, foi detectado um foco de incêndios por moradores locais e guias turísticos. O combate a esse incêndio florestal contou com cerca de 50 pessoas e foi controlado através de combate direto – corpo a corpo na linha do fogo, com auxilio de aeronaves. Acredita-se que a causa desse incêndio possa ser a caça, extração de espécie vegetal ou litígio com o ICMBio. Os danos foram causados em vegetação nativa.
O fogo no Parque Nacional Chapada Diamantina é a maior ameaça a conservação da região e a maior parte desses incêndios é causada por humanos: não são naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.