terça-feira, março 27, 2012

Sobre as causas e motivações de um Incêndio Florestal (Em atenção a uma dúvida exposta no nosso Blog)

Os incêndios florestais podem ser divididos em duas origens: naturais ou antrópicas (causados pelo ser humano).  Na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina considera-se que a única causa natural de incêndio florestal são os relâmpagos. Todas as demais origens de incêndios têm como causa uma ação humana.
Os incêndios que são causados por relâmpagos só ocorrem em situação climática muito específica e rara, quando há formação de nuvens, relâmpagos e a vegetação encontra-se seca o suficiente para que o fogo se propague. Em geral, mesmo quando um incêndio causado por relâmpago ocorre, sua extensão é modesta, haja vista que normalmente ocorrem chuvas na seqüência ou porque a umidade do solo e do ar são inibidoras da propagação do fogo.
Os incêndios causados por ações humanas têm inúmeras motivações. Algumas delas acidentais, outras intencionais. Ou seja, a pessoa que causou o incêndio pode ter tido essa intenção deliberadamente, ou esse acontecimento pode ter sido acidental. A título de exemplo, um agricultor que deseja fazer um fogo de coivara (para queimar restos vegetais em uma área para implantar uma roça) não pretende, necessariamente, que o fogo se alastre para fora da área da roça.
Por outro lado, há aqueles que iniciam um incêndio florestal cientes do mal que estão causando. Genericamente, essa motivação é chamada de litigiosa. No entanto, não importa se um incêndio é causado acidental ou intencionalmente, em ambos os casos será considerado um crime ambiental e, conseqüentemente, seu responsável pode receber as sanções previstas pela legislação.
Ocorre que identificar o responsável por um incêndio florestal é tarefas das mais difíceis. Não bastaria realizar a perícia que apontaria o local de origem do incêndio, pois esse é apenas o primeiro de uma grande série de passos. Identificado o local e, eventualmente, até o artefato que fora utilizado para iniciar o incêndio, ainda assim estas descobertas não conduzem, necessariamente, ao autor desse crime.
Muitas vezes ouve-se dizer que se um incendiário fosse identificado e devidamente punido, este crime diminuiria na Chapada. Contudo, nos últimos nove anos, já foram identificados e punidos cerca de cinco incendiários e, infelizmente, não foi perceptível qualquer diminuição de incêndios relacionados a isso.

8 comentários:

  1. TEXTO BIZARRO... UM INCENTIVO AOS BOTADORES DE FOGO. SÓ FALTA FALAR FIQUEM A VONTADE NÃO VAMOS FAZER NADA.

    ResponderExcluir
  2. São 27 anos de PNCD, por acaso o ICMbio com esta afirmação (acima) pretende colocar que 5 infratores punidos é algo significante? E em que circunstâncias esse infratores foram atuados e quais foram as punições? Se consideram somente como medida investigativa a perícia do local, apresento-lhes uma medida que talvez ajude, BUSCAR DEPOIMENTO DOS MORADORES DAS ÁREAS PRÓXIMAS!

    ResponderExcluir
  3. AUEHEAHUAHeuHAeuhAeuHEuhAUehAUEHUAHEUAehAUehAUHEAUH
    "Contudo, nos últimos nove anos, já foram identificados e punidos cerca de cinco incendiários e, infelizmente, não foi perceptível qualquer diminuição de incêndios relacionados a isso."
    identificaram 5 incendiários em 9 anos? e você quer perceber alguma diferença?
    ACORDA RAPAZ!
    Desde quando 5 investigações em 9 anos faz alguma diferença? Já pensou se a polícia prendesse somente 5 bandidos em 9 anos? Que diferença ia fazer?

    ResponderExcluir
  4. "... Parque Nacional da Chapada Diamantina considera-se que a única causa natural de incêndio florestal são os relâmpagos."
    "...incêndios que são causados por relâmpagos só ocorrem em situação climática muito específica e rara.."
    ENTÃO VOCÊ QUER DIZER QUE TODOS OS INCÊNDIOS SÃO DE CAUSA RARA?
    auehUHAEUHeUahAUHeuhaeuhuaehaUHAUHEUAHEUAHEUAHE

    ResponderExcluir
  5. DESOCUPA ANALISTAS!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Então não adianta punir??? É ISSO?????
    Pobre contribuinte, pois o próprio órgão que deveria estar cuidando do patrimônio ambiental brasileiro diz que o crime ambiental compensa. Não adianta punir, prender......

    ResponderExcluir
  7. Huahuahuahuahua... Não sabia que repago causava incêndio???? Achava que era o raio!!!! Huahuahuahua Amigos amantes da Chapada Diamantina Peço a vocês encarecidamente que não tirem mais fotos com Flesch, pois segundo o Blog o relâmpago é a causa de tato incêndio...
    Meus caros parem de procurar desculpa para não realização do trabalho de vocês, a natureza já esta sofrendo de mais com esses incêndios criminosos. Sabemos que de natural esse incêndios não tem NADA.
    Sabemos que 5 pessoas não é nada significativo em 9 anos, sendo que isso ocorre todos os anos e não é vocês que vão para frente de combate para apagar, correndo risco de vida com poucas condições. Então peço aqui a agora que comece a tomar as devidas providencias para que isso NÃO ocorra mais. A coisa é MUITO MAIS SERIA do que vocês estão deixando transparecer

    ResponderExcluir
  8. Parabéns... Muito bom.
    Esse texto deixou mais que claro para todos a falta de interesse de vcs pelo assunto fora que mostrou claramente como tentam inventar desculpas para tudo... incêndios raros causados por relâmpagos.....rsrsrsrsrsrsrs só dando risada.

    ResponderExcluir

Prezado leitor, os seus comentários são muito importantes para nós, por isso, desde já agradecemos imensamente a sua participação. Ressaltamos, apenas, que não autorizamos mensagens com conteúdos comerciais, ofensivos e de autores anônimos. Atenciosamente, gestão do PNCD.